fechar
Cultura

II Encontro Cultural das Coordenadoras das Salas de Leitura e Bibliotecárias

II Encontro Cultural das Coordenadoras das Salas de Leitura e Bibliotecárias

A roda de conversa envolvendo 11pessoas sobre o tema “A importância da leitura na contemporaneidade”, no dia 23 de Maio na Biblioteca Energia do Conhecimento no Centro Cultural Colorado/IORM, promoveu a troca de saberes e o reconhecimento da participação de cada um, no seu coletivo, fomentando a importância do livro e da leitura na formação e desenvolvimento do aluno/indivíduo.

Percepções: Sabemos que crianças expostas a uma gama ampliada de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliado, desde que se encontre em contextos coletivos de qualidade. Essa afirmativa é considerada válida para todas as crianças, independentemente de sua origem social, pertinência étnico-racial, credo político ou religioso, desde que nascem. Por sua vez, a visão da criança como ser que é também parte da natureza, da cultura e do cosmo, mas também um ser individuado, que deve ser compreendido na sua singularidade.

Aliar a concepção de criança à qualidade dos serviços educacionais a ela oferecidos, implica atribuir um papel específico à pedagogia desenvolvida nas instituições pelos profissionais de Educação. Escutar as infâncias é muito mais do que ouvir uma criança falar.

É saber ouvir o que foi este tempo dentro de si, é conseguir ver no brincar portas para outros futuros, é encarar que a menor medida é a que comporta mais gente, entender que quem está na fase em que aprender é natural, tem muito a ensinar.

Na oportunidade a Biblioteca Energia do Conhecimento fez a entrega do livro Brincar à todos participantes, ampliando a ideia de conjugar esforços de contribuir no potencial de cada criança, numa relação dialógica e sensível.

 

Deixar uma resposta