fechar
Cultura

Agenda Cultural Guaíra incentiva Leitura durante o Mês de Julho

01

Neste mês de julho, a Biblioteca Energia do Conhecimento promoveu ações de Incentivo à leitura, por meio de contação de histórias para as crianças da Colônia de férias e da Sogube e diálogo com visitantes do Centro Cultural Colorado.

No dia 10 de julho, a contação de histórias foi realizada para 26 crianças participantes da colônia de férias, por meio da leitura dos livros O Dragãozinho UJde Julia e Marcelo Borges, com ilustração de Spacca e O Sapo Curioso de Jill Turner e Robert Toon, ilustração Todolivro.

A contação de história foi dinâmica, envolvendo as crianças de forma ativa, através de adivinhações sobre o percurso da história. O Dragãozinho UJ fez as crianças refletirem sobre as palavras mágicas coragem, força e bom coração. O Sapo Curioso, propôs uma aventura divertida. As crianças participaram da descoberta do sapo Ferdinando, tentando adivinhar para onde os outros sapinhos iriam com tanta pressa e, quantos estariam na festa. A finalização desta atividade foi com entregas de desenhos do personagem para pintura.

No dia 13 de julho, a sessão de contação de história foi dedicada aos 56 alunos da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube, que visitaram a Biblioteca. Os alunos conheceram todo espaço do Centro Cultural e também puderam dialogar com a educadora Beth sobre a importância da leitura e o que o livro representa. Em seguida ouviram a história o livro “O Grande Dia”, da escritora Patrícia Engel Secco, que retrata a história de superação de um menino com deficiência que se torna técnico do seu time de futebol.

No dia 11 de julho, a educadora Beth recebeu na Biblioteca 100 atletas do treinamento de inverno Kangueiko do Projeto de Judô Branco Zanol, que visitaram também o Centro Cultural. Os judocas foram acolhidos com um diálogo sobre a importância da leitura para a vida e também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que a Biblioteca Energia do Conhecimento vem realizando com a comunidade e com as crianças dos projetos do Instituto ORM.

Neste encontro foi também compartilhado com os atletas, o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, que retrata uma comovente história de amizade entre um menino e uma senhora que já não é mais tão jovem assim. O menino ajuda a senhora a recuperar sua memória, que apesar de ser uma questão complicada é tratada no livro de forma simples e carinhoso através da visão de uma criança.

Também foi compartilhada a história real de superação de uma judoca da cidade de Guaíra, que em alguns momentos teve que abandonar o treinamento, mas retomou o sonho e hoje representa a região na cidade de São Paulo, com equipe altamente profissional. Nesta visitação esteve presente os judocas das cidades da região e do Rio de Janeiro.

A Biblioteca Energia do Conhecimento integra a Agenda de Atividades do Projeto Agenda Cultural Guaíra que tem como objetivo contribuir com a democratização, difusão e garantia de direitos culturais.

Guilherme Augusto Araújo Fernandes: O que é a memória?

Essa questão aparentemente complexa é tratada de forma simples e carinhosa, através da visão de uma criança. Uma comovente história de amizade entre um jovem menino e uma senhora que já não é mais tão jovem assim.

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta