fechar
Educação

IORM apresenta no Seminário de Educação da Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus

Mobilize seu Ambiente para Mudar o Mundo!, foi o tema do Seminário de Educação promovido pela Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus, nos dias

06 e 07 de julho na Escola SathiaSay Baba em Ribeirão Preto, SP. A programação foi direcionada a Educadores com palestras apresentando propostas pedagógicas adotadas em escolas; Diagnóstico e Tratamento do Transtorno de Espectro Autista, além de oficinas de Arte Educação, Permacultura (educação ambiental) e Teatro Educativo.

O gerente executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli participou como palestrante do Seminário que ofereceu dois dias de intensas atividades, palestras, oficinas, trocas e vivências inspiradas e inspiradoras.

No dia 07 de Julho, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça foi o responsável pela palestra sobre o tema “Princípios e Estratégias para Mobilizar a Construção de uma Cidade Educadora”. Durante a fala, Rafael apresentou o percurso do IORM, seu movimento interno e externo, convidando pessoas e instituições para compreender conceitos de educação integral em uma cidade educadora.

“Dialogamos sobre a importância do estabelecimento de princípios a serem adotados pela coletividade e o potencial que uma cidade tem quando compreende que todo espaço público pode e deve ser espaços educativos. O passo a passo é orgânico, sistêmico, necessita de todos para ser construído. Cada um, cada instituição pública ou privada, oferece o seu melhor, o seu potencial na oferta de serviços para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.”, afirmou Rafael.

Inspirado no pensamento de Napoleon Hill, o gerente executivo do IORM,   lançou aos educadores o desafio de ter um desejo ardente. Uma motivação que os impulsione a pensar a coletividade. O encontro foi permeado por vídeos e falas do antropólogo, folclorista e educador Tião Rocha. “Para fazer educação, não precisa de escolas, mas precisa de bons educadores”. Não se faz educação, sem bons educadores.

Dez alunas da Usina Dança acompanharam o gerente executivo no Seminário e  participaram de um dos três grupo de jovens organizados durante o evento. As alunas da Usina da Dança participaram de palestra com Roger Friedrich Koeppl, fundador da cooperativa Yougreen e vencedor do Prêmio Jovens Inspiradores. Ele contou sua história de vida motivadora e deixou como mensagem central a importância de cada um “… determinar sua própria história de vida independente das opiniões externas. O trabalho não precisa ser um fardo e sim algo positivo e que gere o bem para você e para outras pessoas…”.

Os participantes foram convidados a aderirem à dinâmica que possibilitou conhecerem uns aos outros contando as suas histórias de vida e participaram de uma oficina de teatro com o Grupo Ato. Todos participaram da criação de uma apresentação de encerramento  do evento com a temática vida, motivação, crescimento e meio ambiente.

A Usina da Dança participou do show de talentos, criando uma apresentação que reuniu dança contemporânea, balé clássico e jazz, a partir da orientação da professora Vívian Vinha.

Ação Social Cooperada. 

A Ação Social Cooperada teve origem em 2005, quando as cooperativas SicoobCredicitrus e Coopercitrus decidiram criar o Fundo de Investimento Social (FIS), com a finalidade de atuarem, paralelamente às suas atividades, como instituições de fomento e apoio ao terceiro setor.

Desde então, o objetivo primordial da Ação é dar apoio financeiro a projetos de entidades sociais com reconhecida utilidade pública, que atuem prioritariamente nas áreas de educação, cultura, de promoção social e preservação ambiental, com projetos que atendam crianças e jovens em situação de risco, bem como idosos e pessoas com necessidades especiais.

A programação do segundo dia do evento foi aberta com um momento de meditação, seguida de uma dinâmica com o objetivo de que os participantes escrevessem uma carta de agradecimento a alguém por quem tenha sido ajudado. Os participantes foram convidados a ler essa carta para a pessoa, e experimentar o sentimento e bem-estar que essa ação gera. Em seguida houve uma aula de ioga,para perceberam o corpo e a respiração e seguiram para o ensaio do teatro que apresentaram como encerramento do Seminário.

Tags: destaque

Deixar uma resposta