fechar
Evento

IORM comemora Dia dos Pais em seus Polos com evento voltado para as famílias em suas várias formas

As tradicionais comemorações do Dia das Mães e Dia dos Pais geram bastante expectativa, comoção, mídias e apelos comerciais. Mas no Instituto Oswaldo Ribeiro De Mendonça a comemoração não se restringe aos pais: é para toda Família.

“Devido às novas configurações familiares e ao contexto social em que cada criança e adolescente estão inseridos entendemos a necessidade de repensar essas datas ao mesmo tempo em que são momentos tão aguardados por elas e seus familiares. Nossos encontros têm a mesma dinâmica das festas tradicionais: apresentações musicais, atividades, homenagens, a diferença é que o foco não são as mamães e os papais, mas sim, a família como um todo”, destaca o gerente Executivo do IORM, Rafael Braghiroli.

“Nesse momento tão moderno que vivemos, com diversas situações, temos que pensar global, no todo, para não constranger, e sim satisfazer tanto a família quanto a criança e adolescente. Atendemos crianças e adolescentes que moram com avós, outras só com a mãe ou pai, pais divorciados ou viúvos, enfim, essas comemorações precisam atender a família toda.”, afirma a assistente social do IORM polo Miguelópolis, Anelisa Perticarrara.

Ela  salientou que os encontros familiares vão muito além de comemoração ou simples festividade: “a real intenção é proporcionar momentos de união, de fortalecimento de vínculos, descontração e de carinho, deixando lembranças alegres na memória de todos, principalmente das crianças e adolescentes..”, informa.

“Nós do IORM valorizamos as relações sociais, fortalecemos os vínculos e respeitamos as mudanças estruturais do núcleo familiar contemporâneo. Assim, nossa data do dia dos Pais foi marcada como a Festa da Família. Nos quatro polos de atuação do Instituto ORM, aconteceram momentos planejados e dedicados a este público. Cada indivíduo tem uma história, e respeitar a história familiar faz toda a diferença.”, afirma a assistente social e mobilizadora da equipe técnica social do IORM, Letícia Gerim.

As ações aconteceram no dia 13 de agosto no Núcleo IORM de Miguelópolis, no dia 15 de agosto nos Núcleos do IORM em Ipuã e Guaíra e no dia 16 de agosto no núcleo Orlândia e contaram com o envolvimento das equipes psicossociais e artísticas do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça dos quatro polos de atuação, que utilizaram materiais pedagógicos para as dinâmicas e ofereceram café da tarde aos participantes. O impacto das ações alcançou uma média de 330 pessoas presente nos encontros participando ativamente.

Confira como foi a comemoração em cada Núcleo do IORM:

Miguelópolis

O Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça de Miguelópolis foi o polo que abriu as festividades dos encontros da Família, no dia 13 de agosto de 2019. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas e aconteceu no Centro Cultural Rail Miguel Sawan no início da noite. Entre as atividades programadas, prioridade para as homenagens que as crianças e adolescentes assistidos pelo IORM prepararam para seus familiares. Ensaiadas e acompanhadas pelo professor e cantos Wellington Miranda, elas dedicaram aos familiares a música Amigo para toda hora. O encontro também contou com a atividade descontraída – Sentindo na Pele com a estagiária de Jazz, Ana Caroline.

Ipuã

Cerca de 70 pessoas participaram do Encontro com as Famílias realizado à partir das 17 horas do dia 15 de agosto pelo IORM no  Núcleo Cultural ORM de Ipuã,. Atividades artísticas entre pais e filhos, marcaram o momento de acolhida: os alunos assistidos pelo IORM tiveram a oportunidade de personalizar sua lembrança junto de seus pares. Todos participaram da aula de dança Sentindo na Pele, dirigida pela professora de Dança Ballet e Jazz, Isabela Oliveira. A assistente social conduziu um momento de reflexão sobre o tema: Família e o abraço, como uma ferramenta da disciplina positiva, e como forma de se sentir amado, ativa o senso de altruísmo e cooperação da criança, ela sai um pouco daquele movimento interno de raiva e frustração para olhar no outro. O evento foi encarrado com a dinâmica Seu abraço é um Estouro, reafirmando o exercício de olhar o olhos e se abraçarem.

Guaíra

O Centro Cultural Colorado, sede do Núcleo Cultural IORM recebeu os participantes do Encontro com a Família, que aconteceu à partir das 18 horas do dia 15 de agosto. O IORM teve a oportunidade de se unir aos representantes das famílias dos assistidos, para reforçar a importância da participação da família no processo direto de formação das crianças enquanto indivíduos.

O IORM reconhece a família como a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação de qualquer indivíduo. Em sua participação no evento, o assistente social Renan Quirino, do polo Guaíra destacou que: “é no convívio familiar que aprendemos um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. É inegável que cada um carrega um histórico de experiências, aprendizados e lembranças que apresentarão reflexos por toda vida.”, salientou.

A celebração contou com 80 participantes que assistiram à apresentação do professor e cantor Welington Miranda, à contação de histórias com homenagem com Teacher Beth que homenageou assistidos e familiares.

O encontro foi encerrado pelo Assistente Social Renan Quirino com a dinâmica Em que mãos estão nossos filhos que destacou a importância de pensar nas atitudes de pais e familiares enquanto formadores de crianças que estão em processo de construção de repertorio psicossocial e necessitam de todo apoio e incentivo para crescerem e se desenvolverem plenamente e com segurança, respeitando toda pluralidade de formação familiar.

Orlândia

A Semana denominada Festa da Família realizada pelo IORM em todos os seus polos, foi encerrada com o Encontro realizado no dia 16 de agosto em Orlândia. O evento contou com a presença 102 pessoas divididas em dois horários diferentes e encontros diferentes.

Em ambos os encontros, os participantes contaram com a apresentação dos alunos de canto coral que trouxeram as músicas Trem Bala, de Ana Vilela. Com flautas, os alunos apresentaram a música Hallelujahde Leonard Cohen, ambas sob direção da professora Katiuscia de Paula.

As ações artísticas e culturais também contaram com a Assistente Social Laís Cunha que coordenou a dinâmica que pedia a alunos e familiares para que completassem a música e depois cantassem com a cooperação dos familiares, um momento que rendeu muitas risadas e grande emoção. A programação prosseguiu com a dinâmica da bexiga, que provocou uma breve reflexão sobre a importância do cuidado com os nossos familiares, mas também o respeito com os demais. O encerramento foi marcado pela  entrega das lembranças confeccionadas pelos próprios assistidos durante as aulas de artes da professora Daniela Rodrigues, que decoraram o mural também foi criado pelos alunos.

Tags: destaque

Deixar uma resposta