fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

IORM é contemplado com 100 novos livros e formação para mediação de leitura pela Fundação Itaú Social

Os leitores e educadores da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no Centro Cultural Colorado em Guaíra têm muito a comemorar.

O IORM foi contemplado pelo Programa Acervo Literário, edital da Fundação Itaú Social, e foi uma das organizações selecionadas em todo o país para receber livros que enriquecerão o acervo da Biblioteca.

Em breve, a Biblioteca receberá a doação de acervo de 50 títulos voltados à Infância e leitura e 50 títulos para o trabalho de mediação de leitura para a juventude. A educadora responsável pela Biblioteca Energia do Conhecimento, Laura Alves de Souza, participará de duas formações online de mediação de leitura oferecidas pelo Itaú Social, passo indispensável para a doação dos livros. As formações também têm a função de potencializar as ações de incentivo à leitura ofertadas para os alunos dos Projetos desenvolvidos pelo Instituto ORM e para toda a comunidade de Guaira.

A formação de Infância e Leitura, com carga horária de 20 horas, tem como objetivo o de promover a reflexão sobre literatura e leitura para as crianças como criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância; Orientar sobre práticas de mediação de leitura e critérios de seleção de publicações para uma biblioteca. Já a formação de Mediação de leitura para a juventude tem o intuito de apoiar o trabalho de mediadores na implementação de ações de promoção da leitura para jovens, fortalecendo a mediação que promova e reconheça o protagonismo juvenil, com carga horária de 10 horas.

“Os livros serão enviados após a inclusão do certificado de conclusão da formação disponibilizada no Polo do Itaú na Plataforma de editais. Esta é a primeira edição do Edital Acervos literários, iniciativa do Itaú Social, cujo propósito é o de contribuir para a ampliação do acervo das organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de leitura e tenham como objetivo a formação de crianças, adolescentes e jovens leitores, como o IORM”, comemora a coordenadora de Projetos do IORM, Janaína Amadeu.

O Programa Acervos Literários  aponta para a  leitura como um direito humano e defende princípios como o  diálogo, a transparência, a equidade e a diversidade, que surgem nas obras selecionadas.

“A inclusão dos novos livros ao acervo possibilitará novas opções de leitura ao público atendido pela Biblioteca Energia do Conhecimento, que é um núcleo de potencialização das ações de incentivo à leitura, assegurando o acesso à educação de qualidade, baseada na garantia de direitos, criando um efeito multiplicador de oportunidades para os beneficiários e gerações futuras.”, conclui a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Tags: destaque

Deixar uma resposta