fechar
Educação

IORM entrega a Miguelópolis revitalização da Biblioteca Municipal Dr. Carlos Antônio de Almeida Covas

Na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, foi entregue à comunidade de Miguelópolis a obra de revitalização da Biblioteca Pública Municipal Dr. Carlos Antônio de Almeida Covas, em cerimônia que reuniu o prefeito Naim Miguel Neto, a chefe do Setor de Cultura Maraisa Sandoval Ferreira Barbosa, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Nara Miguel e o gerente Executivo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli. Os vereadores foram representados pelo presidente da Câmara Municipal de Miguelópolis, vereador Dr. Miguel Moisés Miguel. Também participou do ato Cristiano Covas, sobrinho do Juiz de Direito Federal, que dá nome à Biblioteca fundada há cerca de 20 anos.

Instalada no Centro Cultural Rail Miguel Sawan, a Biblioteca passou por obras de revitalização. Além de receber um novo acervo, as instalações da Biblioteca foram repaginadas e climatizadas, assegurando um espaço de leitura a toda a comunidade e, especialmente aos alunos assistidos pelos projetos do IORM que, em breve voltarão a funcionar no Centro Cultural.
Apesar de inaugurada, a Biblioteca não será imediatamente aberta ao público em razão da política de distanciamento social do Estado de São Paulo. A reinauguração de um novo espaço para livros e leitores é parte da estratégia do IORM de fomento às habilidades leitoras de crianças, adolescentes e jovens.

A revitalização da Biblioteca foi iniciada a 22 de Julho de 2019 e finalizada mais de um mês antes da data de 21 de julho, prevista para o término da obra.
O valor da obra, estimado em R$ 142.766,21, foi financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miguelópolis por meio de incentivo fiscal do Grupo Colorado.

A arquiteta de Ipuã, Nayara Silva concebeu um espaço acolhedor e lúdico para receber os leitores. A Biblioteca ocupa o espaço de um container que foi anexado ao Centro Cultural e reformado e adequado estruturalmente para o novo uso. O container recebeu revestimento, armários, refrigeradores de ar, piso, computador e impressoras, sistema de computador e software específico para o controle de circulação das obras. “ O IORM não mediu esforços, colocando toda sua expertise em implantação de espaços de leitura, com todos os equipamentos necessários para o perfeito funcionamento deste equipamento cultural. Assim o espaço da Biblioteca está sendo ‘devolvido” à comunidade miguelopolense.”, destacou Rafael. Ele lembrou que o IORM assumiu o compromisso de revitalizar a Biblioteca quando as prateleiras de livros foram danificadas, o que inviabilizou seu funcionamento. O IORM fará tão logo a “doação” deste equipamento adquirido com recurso via Funda da Criança ao município para fazer parte do patrimônio.

A revitalização contou com a Assessoria Técnica da Bibliotecária paulistana Maria das Graças Garcia, especialista em bibliotecas públicas.

Fica a cargo da Prefeitura do Município através da secretaria de cultura a gestão do funcionamento e equipe de trabalho.

“Agora Miguelópolis volta a ter a disposição um equipamento cultural e restabelece o respeito ao Dr. Carlos Antônio de Almeida Covas, ex-juiz de Direito de Miguelópolis que nomeia a biblioteca.”, destacou o Prefeito na inauguração.

Tags: destaque

Deixar uma resposta