fechar
Qualificação

IORM equipa cozinha piloto do Centro Cultural Colorado com doações da Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus

A cozinha Piloto do Centro Cultural Colorado recebeu o reforço de novos equipamentos que já estão garantindo mais recursos para o desenvolvimento das aulas dos cursos gratuitos de culinária promovidos pela parceria firmada entre o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e o Senac Barretos.

Com recursos doados pela Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus ao Projeto Agenda Cultural Guaíra, o IORM adquiriu no mês de agosto de 2018, batedeira planetária com capacidade para seis litros, cilindro industrial para massa, liquidificador industrial com capacidade para dois litros e multiprocessador industrial.

São equipamentos que fazem a diferença para a aprendizagem. Com a cozinha mais equipada, docentes e os 50 alunos dos cursos da área de culinária realizados em 2018 e 2019 os tiveram a oportunidade de aprofundar o conteúdo das aulas.

No ano de 2018 foram realizados os cursos de salgadeiro e pizzaiolo e iniciado o curso de auxiliar de cozinha com a oferta de 25 vagas em cada curso. No ano de 2019 foi realizado o curso de doceiro, que ofereceu 25 vagas.

“Por meio da capacitação técnica, os cursos de Qualificação Profissional oferecidos à comunidade guairense potencializam habilidades. O objetivo é o de promover o desenvolvimento educacional e a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos compõem a agenda de ações e projetos realizados pelo IORM no município.”, destaca a coordenadora do Conselho do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Projeto

Os equipamentos somados custaram R$ 8.916,00 de um total de R$ 33 mil doados. O restante do valor da doação será utilizado para a compra de uniformes dos alunos das oficinas de artes integradas e custeio das despesas do Projeto Agenda Cultural Guaíra.

O Projeto objetiva movimentar a cidade em favor da democratização, difusão e garantia de direitos culturais, disponibilizando uma Agenda Cultural com oferta de diversas opções de participação de atividades socioeducativas e culturais, incluindo Oficinas de Artes Integradas, nas modalidades de Dança, Artes Cênicas, Leitura e Literatura e Convivência; Fomento à Produção Cultural e Artística, por meio da disseminação de Espetáculo de dança, acesso ao ensino da música, às ações da Sala Cinema Cinergia e aos cursos de qualificação na área de culinária.

“O Projeto é amplo e garante o acesso ao ensino da música por meio do Projeto Guri, que atende gratuitamente a alunos. Acesso ao Cinema por meio do Projeto Escola no Cinema, resultado da parceria firmada entre o IORM e a Prefeitura Municipal de Guaíra, por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, que estabelece a exibição gratuita de filmes aos alunos da rede pública de ensino com sessões semanais agendadas toda quinta-feira, para um público de cem participantes em média. Também contempla ações de estimulo à Leitura através de Contações de História e, exclusivamente os empréstimos de livros realizados pela Biblioteca comunitária e gratuita Energia.do Conhecimento, além de Oficinas gratuitas de Dança, como Ballet e Jazz, Contemporâneo integrado as Artes Cênicas, Artes Plásticas e Literatura.”, afirma o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Deixar uma resposta