fechar
Agenda Cultural

IORM firma parceria institucional com a Unicamp

FORUM01

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp,  com a interveniência administrativa da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – FUNCAMP, acabam de firmar  parceria institucional  com o objetivo de qualificar e potencializar os projetos do Instituto nas áreas de dança.

O objeto do presente contrato será realizado pelo Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil – PEPPEI do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP e o Núcleo de Dança REDES do Instituto de Artes, coordenado pela pesquisadora do NEPP, Dra. Roberta Rocha Borges em parceria com a Profa. Dra. Daniela Gatti do Instituto de Artes/UNICAMP.

O termo foi firmado em novembro, e divulgado durante o I Fórum Regional Arte e Educação como Processo Formativo, realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, promovido de forma  conjunta pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM; Núcleo de Políticas Públicas – Nepp Unicamp, da Redes Núcleo de Dança, da Etec Professor Alcídio de Souza Prado, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Orlândia, com o apoio da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça.

 

“Na prática, o Termo firmado formaliza a  parceria já construída desde 2013 entre o Grupo de pesquisa Núcleo de Dança Redes da Unicamp, coordenado pela profa. Dra. Daniela Gatti e a Usina da Dança – IORM, participando em eventos promovidos pelo IORM como o Fórum de Dança I, II e III, além de seminários como Cidade que Educa e Construindo uma Cidade Educadora.”, lembra a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

“Desde sua fundação, há quinze anos, nós do IORM, reconhecíamos a importância das parcerias institucionais para o desenvolvimento do trabalho que realizamos. O termo de fomento estabelecido com a Unicamp traz um novo momento para o Instituto e trará repercussões muito positivas para nossos alunos suas famílias e comunidade”, destaca a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

 

Mapeamento

O Núcleo de Dança Redes do Instituto de Artes da Unicamp, desde 2012 investiga processos artísticos que unem linguagens como dança, música, tecnologia e texto. O Núcleo vem promovendo atividades que possibilitam a trocas de experiências e saberes, integrando estudantes das artes de graduação e pós-graduação do instituto de artes, professores, artistas e pesquisadores nacionais e internacionais.

O termo de fomento vai se desenvolver em três eixos. O primeiro dele, consiste na prestação de serviços de assessoria por parte de pesquisadores do Núcleo de dança da Unicamp para subsidiar a equipe da Usina da Dança do IORM, assessorando na organização das etapas de planejamento, execução e apresentação incluindo a avaliação feita com os estudantes, professores e comunidade e promovendo reuniões e oficinas de capacitação com pesquisadores do núcleo de dança redes, tanto para a equipe de professores de dança quanto para os jovens e crianças

O segundo Eixo prevê apoio ao projeto de Levantamento de Dados e Reconhecimento do trabalho da Usina da Dança no desenvolvimento integral do Indivíduo  durante os anos de 2021 e 2022; esse mapeamento trará o levantamento estatístico para verificar a quantidade de crianças e jovens que já se beneficiaram das atividades da Usina da Dança e diagnosticar os dados enviados pela Usina da Dança, analisando, ainda, o desempenho escolar dos estudantes nos anos de matrícula na Usina da Dança a partir de evidencias das taxas de aprovação, reprovação e evasão nas escolas.

O terceiro e último eixo estabelece a Realização de fórum regional com conteúdo de educação de qualidade, integral, artística, acessível e humana para todos, contemplando a assessoria em sua concepção.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta