fechar
Institucional

IORM instala lombada para proporcionar segurança a pedestres na região de acesso do Castelinho

IORM – Lombada de acesso Castelinho

Lombada física atende às normas estaduais de trânsito e contou com a pintura e assinatura de engenheiro da Prefeitura Municipal de Orlândia

Foram pouco mais de cinco dias de obras, uma força tarefa de cinco homens trabalhando em tempo integral e mais de R$ 10 mil investidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM para tornar ainda mais seguro o trânsito de pedestres no entorno do Núcleo Cultural ORM, o Castelinho.

No último sábado o IORM entregou à cidade de Orlândia a lombada física como forma de coibir o excesso de velocidade na rua que dá acesso ao Jardim Boa Vista. Trata-se de uma via de alto tráfego na região central e também, o principal acesso ao centro da cidade ao bairro Jardim Boa Vista.

A obra é a primeira da cidade que atende à norma estadual de trânsito que estabelece o padrão das lombadas que protege o trânsito de escolares, de voluntárias e pessoas com mais idade e o direito à acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.

Com quatro metros de patamar e rampa medindo um metro e meio de cada lado, a lombada foi implantada nos dois lados do leito carroçável, numa extensão total de 12 metros. Ela possibilita o trânsito de uma calçada a outra, sem provocar desnível, facilitando a visualização dos pedestres pelos motoristas e também permitindo a mobilidade de cadeirantes.

A Prefeitura de Orlândia assinou o Projeto e foi responsável pela pintura padrão da lombada, em cor vermelha, que dá o destaque necessário para que o equipamento se destaque da paisagem urbana.

“O Castelinho passa a configurar um eixo para o apoio à mobilidade urbana na cidade de Orlândia. A lombada é praticamente uma obra viária. Pensar a cidade que queremos é ser referência também em segurança e mobilidade. Temos compromisso com a cidade. Por isso fazemos bem feito, pensando em obras ou iniciativas que contemplem a maioria das pessoas.”, destaca a presidente do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, que acompanhou a obra e determinou que o andamento causasse o mínimo de transtorno à população.

Para evitar a ocorrência de enxurradas muito comuns devido ao forte declive da área. O projeto determinou a instalação de uma grelha para captar a água da chuva antes de chegar à lombada. A água captada segue por uma caixa e, por meio de tubulação, é enviada para o bueiro que integra o sistema de drenagem pluvial da cidade.

Deixar uma resposta