fechar
Cultura

IORM leva seus alunos e muita emoção no Desfile em homenagem ao aniversário de Guaíra

PHOTO-2023-05-19-08-35-14_1

 

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, levou o que tem de melhor para as ruas de Guaíra para o Desfile comemorativo ao aniversário da cidade: os alunos dos projetos desenvolvidos, sua arte e criatividade e, claro, a energia e o talento que desde 2005 transformam o futuro de crianças, adolescentes e jovens de toda a região.

O IORM parabenizou a cidade na manhã de 18 de maio, e manifestou seu orgulho de fazer parte da  comunidade levando ao desfile alunas do projeto Usina da Dança que, na cidade, atende a 92 crianças e, em toda a região soma 506 assistidos.

A Usina da Dança oferece por meio de Oficinas Culturais de Dança, Música e Convivência, Produção e Formação Artística e cultural com a criação e apresentação de Espetáculo de Artes Cênicas e Workshop de disseminação cultural, Exibição de obra e Ações da Biblioteca Energia do Conhecimento.

As alunas apresentaram no desfile o figurino da coreografia Valsa das Flores que fez parte do último espetáculo apresentado pelo IORM em Guaíra e região: A Bela Adormecida.

Para todos os que participaram desta verdadeira comunhão com a sociedade guairense, foi um momento de verdadeira emoção. “Nós costumamos dizer que educação, arte e cultura são asas e que o IORM dá o impulso para o primeiro voo de crianças, adolescentes e jovens de Guaíra. Transformamos futuros a partir das oportunidades que oferecemos”, destaca a coordenadora do Conselho do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho que acompanhou atentamente o desfile. Guairense de nascimento e coração, Maria Inês é o rosto do IORM na cidade, a frente de promoções que arrecadam recursos para os projetos desenvolvidos: “A comunidade de Guaíra nos dá todo o seu apoio e por isso, nestas horas, demonstramos nossa gratidão e devolvemos um pouco de todo a credibilidade e o reconhecimento ao nosso trabalho”, afirmou.

O Instituto também levou ao desfile os alunos do polo do Projeto Guri em Guaíra. O Guri é o maior projeto socioeducativo da América Latina e tem como missão formar pessoas para a vida e para a sociedade por meio de um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão social e cultural. O Polo IORM do Projeto Guri atende, em Guaíra a 75 crianças dos naipes canto, viola e percussão.

Além de parabenizar Guaíra, o IORM destacou a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Estamos de mãos dadas com a comunidade formando esta grande rede de proteção da infância e da juventude contra a violência e o abuso. O papel do IORM, junto com a família e a escola é formar hoje o cidadão do futuro com responsabilidade e autonomia, combatendo a violência em suas mais diversas formas e também a exploração.”, informou Maria Inês.

Ao longo do desfile, os alunos do IORM cumprimentaram as pessoas e fizeram reverência às autoridades presentes no palanque.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta