fechar
Educação

IORM oferece sessões gratuitas de filmes com audiodescrição para 579 espectadores em duas cidades

Em uma ação de disseminação cultural e inclusão, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, promoveu dez sessões gratuitas de filmes brasileiros de curta metragem com audiodescrição, seguidos de debates audiovisuais que reuniram 579 espectadores nos municípios de Guaíra e Miguelópolis, no período de 18 a 21 de outubro. 

As sessões foram oportunidades para que as pessoas com deficiência visual, auditiva, física, com dislexia e até mesmo analfabetas pudessem assistir e debater o conteúdo dessas obras audiovisuais.

A programação foi iniciada com a exibição do curta Crisálida na manhã de 18 de outubro. Inicialmente prevista para a Sala Cinergia, em função de reforma do espaço, a exibição foi realizado no Salãozinho de eventos do IORM. Quatro sessões ocorreram neste dia, às 7h30min, às 8h30min, às 13 e às 17h30min exibição das produções Alma do negócio, Ser o que se é?, Imagine uma menina com Cabelo do Brasil e Dona Cristina perdeu a memória. Cada sessão foi seguida de debate. As sessões do dia reuniram 278 alunos das escolas Dalva Lellis Garcia Prado, da ONG Serviços de Obras Sociais, Etec Coronel Raphael Brandão, sala descentralizada da unidade de Barretos em Guaíra.  A cidade voltou a receber a programação no dia 21 de outubro, com a exibição do curta A alma do negócio para um público formado por 62 alunos. Educadores e alunos foram unânimes em considerar as sessões e debates muito produtivos, envolvendo um público que não tinha conhecimento prévio sobre o recurso audiovisual oferecido. Foi grande o envolvimento dos alunos que participaram do debate fazendo uma leitura dos curtas metragens em suas vidas e em seu cotidiano.

Miguelópolis


A segunda cidade a receber a ação foi Miguelópolis, no dia 19 de outubro, com a adesão de alunos da escola EMEB Capitão Emídio. As duas sessões foram oferecidas às 8 horas e às 13h30min com a exibição dos filmes Crisálida e O Sumiço da Coroa, seguidas de debates. A ação aconteceu no Cine Teatro do Centro Cultural Rail Miguel Sawan com a participação de 86 alunos. 

Miguelópolis voltou a contar com mais dois dias de programação. No dia 20 de outubro foram exibidos os curtas Ser o que Você É, às 7h30m. No dia 21 a cidade sediou três sessões nos períodos da manhã e da tarde. Às 9h30min foi exibido o curta Catadora de Gente para alunos da escola Estadual Dr. Willian Amin e às 13h30min a programação trouxe o curta Crisálida para a sessão que reuniu os alunos do Colégio Objetivo. A terceira sessão, realizada às 15h foi oferecida aos alunos da ETEC Laurindo Alves de Queiroz Miguelópolis. As sessões totalizaram um público de 153 alunos.

“A audiodescrição é a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido, o que abre muitas janelas do mundo para as pessoas com deficiência visual. Esse é também o papel do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça”, afirma a coordenadora artística do Instituto, Valéria Pasetto.

Todas as sessões contaram com a participação da audiodescritora Bell Machado.  “Pudemos debater com crianças e adolescentes sobre a importância de conviver com a diversidade e se colocar no lugar do outro. Os jovens com deficiência e também aqueles que enxergam, puderam ter a experiência de ver os filmes com audiodescrição e Libras. Uma lição de valores de cidadania!”, relatou Bell Machado. 

Além de escolares, representantes da comunidade também puderam participar das sessões, retirando ingressos gratuitos na portaria do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, em Guaíra e no Centro Cultural Ragih Miguel Sawan em Miguelópolis, antes do início de cada sessão.

A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural – PRONAC 212460, realizado pelo Instituto ORM e Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Esporte e organizações do Terceiro Setor de cada cidade.

Tags: destaque

Deixar uma resposta