fechar
Educação

IORM participa de ações de alerta e prevenção contra o suicídio no Setembro Amarelo nos municípios

A cada ano são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. A sociedade acompanha atônita o aumento da incidência de suicídios entre jovens. Para chamar a atenção da comunidade para esta realidade os integrantes do grupo de Convivência do Projeto Agenda Cultural Guaíra,  desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça engajaram-se no Setembro Amarelo, campanha instituída em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com Conselho Federal de Medicina – CFM.

O objetivo das instituições, que conta com ampla adesão da sociedade é alertar sobre as possíveis formas de prevenção ao suicídio. O dia 10 do mês de setembro foi oficialmente declarado Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, apesar de iniciativas da campanha acontecerem durante todo o ano.

Como forma de contribuir disseminando informação relevante, o IORM integrou-se ao movimento em todos os municípios em que desenvolve projetos.

Em Guaíra,  promoveu aulas e palestras, além de trabalhos práticos pedagógicos sobre o tema. A mobilização culminou com o Abraço que Salva, realizado no dia 19 de setembro, quando os assistidos pelo Projeto Agenda Cultural Guaíra foram ao centro da cidade, externar suas palavras de esperança, surpreendendo desconhecidos na rua, com um abraço caloroso e apertado, promovendo choro de adultos que não contavam com tamanho amor.

Em Ipuã, no decorrer da terceira semana de setembro, alunos do projeto Agenda Cultural Ipuã participaram de ações lúdico pedagógicas relacionadas ao tema Setembro Amarelo. E foi, durante os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos que educadores, equipes e alunos puderam aprofundar mais na temática. Por meio de diálogo reflexivo os alunos falaram sobre ações e pensamentos negativos e foram convidados a reafirmar situações positivas como forma de prevenção ao suicídio e valorização a vida. Para fechar a semana, no dia 19, ocorreu a caminhada: Salva-me com um Abraço. As crianças e adolescentes participantes desfilaram pelas ruas com cartazes e frases produzidos por eles a partir deste tema, encontrando pessoas e proferindo frases positivas em favor da vida  e distribuindo calorosos abraços.

O movimento não parou por aí. As ações do IORM pelo Setembro Amarelo percorreram o mês, e nos dias 24 e 25, foi a vez das cidades de Miguelópolis e Orlândia aderir ao movimento.

Em Miguelópolis, participaram da Caminhada Setembro Amarelo, as turmas dos períodos manhã e tarde do Projeto Agenda Cultural IORM, do Projeto Guri, em parceria ao Departamento de Cultura do Município! Foi gratificante as crianças e adolescentes adoraram a experiência e muitas pessoas se emocionaram e retribuíram o abraço se expressando em frases como:  “Obrigada, eu ganhei o dia com tantos abraços”. A Caminhada teve como tema Tudo o que a gente sofre, em um abraço se dissolve – Abrace essa causa.

Em Orlândia, a Caminhada Setembro Amarelo foi dividida por turmas e períodos, a primeira ocorrida no dia 24, reuniu as turmas 1, 2 e 3 do período da tarde, e no dia 25, as turmas da manhã. Os alunos puderam vivenciar momentos de alegria, compaixão e emoção, com a entrega de fortes abraços, balas  e frases de incentivo a vida. “Foi, com toda a certeza um momento marcante, que mexeu com os sentimentos de muitos alunos.  No decorrer do mês,  a temática Setembro Amarelo, já vinha sendo abordada de várias maneiras. No entanto, a prática desta ação, sem sombra de dúvida foi um momento inexplicável que  faz refletir o quão importante é um abraço.”, destaca a assistente social Laís Danielle dos Santos Silva Cunha.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais: Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.

5 sinais de alerta para risco de suicídio?

  1. Desinteresse até mesmo por atividades de que gostava;
  2. Queda da produtividade na escola ou no trabalho;
  3. Isolamento de amigos e parentes;
  4. Falta de cuidados com a aparência e atividades cotidianas;
  5. Fala recorrente sobre morte

6 formas de ajudar na prevenção ao suicídio?

  1. O primeiro passo é conversar com essa pessoa. É preciso deixar que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto.
  2. Deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar.
  3. Lembre-se que não devemos medir a dor dos outros pelas nossas experiências pessoais e entender que o que não nos afeta não necessariamente não causa dor e sofrimento no outro.
  4. Incentive a pessoa que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio a procurar ajuda especializada.
  5. Avise a família e  amigos próximos, para que a pessoa seja acolhida e estimulada a procurar ajuda.
  6. Caso perceba que a pessoa corre risco imediato, é fundamental não deixá-la sozinha. Nesses casos, entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança.

Guaíra

Ipuã

Miguelópolis

Orlândia

Tags: destaque

1 comentário

Deixar uma resposta