fechar
Institucional

IORM preparou o Dia das Mães com intensa programação

Mãe, avó, cuidadora. Não importa o nome, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM trabalha para fortalecer os vínculos familiares. Em maio, o Instituto estimulou seus alunos a refletirem e comemorarem a data de suas cuidadoras nos núcleos Guaíra, Orlândia, Ipuã e Miguelópolis, com atividades em datas diversas, antes e após o Dia das Mães.

A data foi trabalhada pelo Instituto ORM com seus alunos de forma lúdica e livre.

“No mundo em que vivemos tratar das configurações familiares é um grande desafio tendo em vista a complexidade do tema. Enfatizamos a figura do cuidador, representado pela avó, tia, madrinha ou outra pessoa que exerça o papel de cuidar e educar, levando em consideração as diversas configurações familiares existentes. Há profundas mudanças perfil das famílias que precisamos considerar, o conceito atual de família é bem diferente do que se tinha em tempos passados, contudo, ela ainda continua sendo a base com que as pessoas crescem e aprendem sobre a vida.”, destaca a assistente social Letícia Gerim.

Cerca de 220 famílias participaram das atividades nas quatro cidades. Em comum, a comemoração nos núcleos do IORM contou com música ao vivo com a presença do cantor Wellington da dupla Wellington e Marcos. Os alunos também cantaram a versão da canção Trem Bala, adaptada para uma versão dedicada aos cuidadores.

Os cuidadores tiveram a oportunidade de assistir à peça Chapeuzinho Vermelho, que foi incluída na programação por sugestão dos próprios alunos da turma III, e readaptada por eles com enfoque na importância de ouvir, amar e respeitar o cuidador.

Os participantes foram envolvidos, então na ação Sentindo na Pele, com aula experimental de ritmos, balé, tecido acrobático e dança contemporânea.

No mural especialmente construído para a data, os alunos puderam deixar um recadinho para sua mãe. Eles também entregaram para as homenageadas cartões confeccionados por eles mesmos para expressar o tema amor de mãe e ainda, uma lembrancinha em forma de tulipa, em tecido, confeccionadas mediante colaboração das voluntárias. No Polo Ipuã o encontro foi selado com um café da tarde.

IPUÃ

Em Ipuã a comemoração aconteceu no final da tarde do dia 14 de maio no Núcleo Cultural ORM com a participação de cerca de  50 pessoas.

ORLÂNDIA

Um total de 60 pessoas participaram da comemoração ao Dia das Mães, realizada no início da noite de 08 de maio no Instituto ORM, em Orlândia.

MIGUELÓPOLIS

O Dia das mães foi comemorado no dia 09 de maio em dois horários. No período da manhã, entre as 9h30min e 11 horas com a participação de 22 pessoas e também no período da tarde, das 13h30min às 15h30m, com 35 participantes.

GUAÍRA

No dia 9 de maio, as atividades do Núcleo Cultural IORM Guaíra foram voltadas para a comemoração ao Dia das Mães. As atividades envolveram as cerca de 100 crianças e adolescentes participantes do Projeto Agenda Cultural Guaíra, executado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, financiado pelo Ministério da Cultura, que entre suas ações, oferece oficinas de artes integradas Usina da Dança.

O encontro comemorativo teve a participação de 45 familiares, que se emocionaram com a contação de história com a educadora Elizabeth Ribeiro do Nascimento, a Teacher Beth, que representou o Tempo. A música também esteve presente com o cantor Wellington Miranda. A professora Luane Martins, com apoio das alunas Ana Luiza, Maria Júlia e Sauana fizeram uma sessão do “Sentindo na Pele”,

O encontro aconteceu no salão do Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado e contou com apoio e colaboração voluntária dos funcionários do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

A reunião fez parte da proposta de interação entre família e projeto, que mensalmente promove o encontro de grupos de vivências com a participação propositiva das famílias.

O Núcleo ORM de Guaíra rendeu homenagens às mães voluntárias, que contribuem com as atividades do Instituto. Elas participaram da sessão de contação da história “Mãe Pra Que Correr “, a cargo de Elizabeth Ribeiro Nascimento, a Teacher Beth.

Mães expressam seu agradecimento

Obrigada Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça

“Obrigada Instituto pela dedicação com nossas crianças e por dar a elas tantas oportunidades. Principalmente por fazer com que esse projeto os transforme em futuros profissionais. O mais importante é a amizade, o carinho, a educação e a inclusão social, não só das crianças mas também de toda família. Isso nos deixa super agradecidos, pois é um prazer poder ver em cada movimento e em cada rostinho deles o resultado do esforço de cada profissional. Amamos a nossa homenagem, quer dizer a homenagem das crianças e de vocês pra nós mães.”

“O Balé melhorou muito a saúde da minha pequena… Obrigada tia Luane e IORM por proporcionar está alegria a ela, e também a mim, porque ser mãe é ver seu filho feliz!!!

Priscila Ferreira da Silva, mãe da aluna Bruna Ferreira Rodrigues da Silva

Deixar uma resposta