fechar
Mãos em Cena

IORM promove encontro com as famílias e dá a largada para o Projeto Mãos em Cena

As quatro cidades em que o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, desenvolve seus projetos, receberam, neste mês de agosto os encontros entre o Instituto e as famílias dos alunos assistidos.

As reuniões aconteceram no dia 04 de agosto, em Ipuã; dia 16 de agosto em Miguelópolis e Orlândia e no dia 23 de agosto em Guaíra, com o principal objetivo de prestar contas sobre os resultados do trabalho desenvolvido no primeiro semestre e apresentar os temas a serem trabalhados nas oficinas para os próximos meses, ressaltando a importância da família nesse processo de criação e construção coletiva.

No dia 16 de agosto, o Polo de Miguelópolis sediou o Encontro com as Famílias e a Psicóloga Mirian Miata que retratou o tema “Educação Sexual”. Ela falou sobre indicadores, sobre o excesso de informação e pouco conhecimento a cerca do tema. Destacou ainda a influência das diversas linguagem (música, filme, novela, televisão) no desenvolvimento precoce da sexualidade.

Pais, mães e familiares dos alunos assistidos pelo Projeto Usina da Dança em Miguelópolis participaram ativamente do encontro, demonstrando muito interesse pelo tema. Formularam diversas perguntas, principalmente relacionadas ao comportamento dos adolescentes e membros familiares sobre auto defesa para prevenir o abuso sexual; questões de gênero; gravidez na adolescência; a maturidade do adolescente.

Durante os encontros, a equipe diretiva e técnica do IORM reforçou algumas ações que já vem sendo desenvolvidas como: a Ação entre Amigos. Foi também a oportunidade para dar início à apresentação do Projeto Mãos em Cena 2017, que será desenvolvido em todos os polos de atuação do IORM.

Sobre o Projeto Mãos em Cena

O Projeto Mãos em Cena: este projeto visa à inclusão e a participação da família no processo de construção das atividades desenvolvidas junto com as crianças e adolescentes, na produção e execução da montagem dos cenários, adereços, e obras artísticas relacionadas ao espetáculo, envolvendo o tema trabalhado durante o ano.

“A construção coletiva, de caráter colaborativo será uma oportunidade para materializar a transformação das relações familiares, buscando novas estruturas e atitudes, oferecendo oportunidades educativas, de convivência e de interações, através do fazer criativo, inteligente e articulado entre a organização, a família e a criança.”, esclarece a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

A agenda do projeto nas idades foi iniciada no mês de agosto em todas as cidades, sempre no final da tarde, permitindo a integração das pessoas que trabalho. Em Guaíra o trabalho foi iniciado no dia 28 de agosto. Miguelópolis recebeu a primeira reunião do Mãos em Cena no dia 29 de agosto, Orlândia no dia 30 de agosto e Ipuã, a 31 de agosto.

Tags: destaque

Deixar uma resposta