fechar
Educação

IORM promove encontro de seus alunos com a Escritora Patrícia Engel Secco

Na segunda-feira, dia 27 de março, Guaíra recebeu a escritora de livros infantis Patrícia Engel Secco para um encontro com alunos dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

O encontro, promovido pelo IORM, aconteceu em dois horários, às 9 e às 14 horas, na Sala de Cinema Cinergia, anexa ao Centro Cultural Colorado. Além dos alunos assistidos pelo IORM e seus familiares, a Secretaria Municipal de Educação possibilitou a participação dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Mário Lano.

Foi uma troca de informações animada. A escritora respondeu muitas perguntas dos pequenos leitores, que participaram vivamente do encontro. Patrícia buscou estimular os alunos a partirem para a escrita como expressão.

Valorizou aspectos relacionados à diversidade. Por fim, convidou os alunos a fazerem a muitas mãos o livro do futuro. Contando o que querem ser e como o mundo vai ficar melhor com essa escolha de cada um deles. Foi um convite ao pensar.

“Admiro muito o trabalho do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Estou encantada com a capacidade de realização. É possível ver a mudança que o IORM faz na vida das pessoas. As crianças estão com a auto estima em alta. Têm sonhos. Durante o encontro falaram sobre o que querem ser com a confiança de poderem chegar lá. Estão bem arrumadas, felizes, falantes. Preparam-se para as aulas”, afirmou a autora.

“Nossos alunos tiveram um contato mais direto com a autora e fizeram muitas perguntas, interagindo bastante”, destaca a responsável pela programação da Biblioteca Energia do Conhecimento, Tia Beth, que recebe os alunos dos projetos para atividades em ambiente de leitura.

Outros encontros com a escritora aconteceram no dia 28 de março, nas cidades de Miguelópolis e Orlândia. Em Miguelópolis, o encontro aconteceu as nove e meia da manhã no Centro Cultural Professor Rail Miguel Sawan e em Orlândia, às 13h30 minutos, no Núcleo Usina da Dança, prédio anexo à sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Sobre a autora

Formada em Administração de Empresas, Patrícia Engel Secco, trabalhou no mercado financeiro durante 12 anos. Quando seus dois filhos nasceram, ela resolveu dar uma guinada na carreira.

“Eu acreditava que o que importava era a qualidade do tempo que passava com as crianças, mas observei que não era bem assim.” Leitora ávida, sempre se preocupou em contar e interpretar histórias para seus dois filhos.

“Ao contar histórias percebi como é grande a responsabilidade de pais e educadores em traduzir o sentido real de um texto para uma criança em formação. Eu queria poder escrever boas histórias , que fizessem um sentido, que trouxessem valores a serem construídas”, conta.

Convencida de que só o investimento na Educação das crianças pode resultar em um mundo melhor, resolveu contribuir realizando o que gostava e sabia muito bem: escrever livros. Seus livros abordam temas cidadania, inclusão social e meio ambiente.

“Para mim a questão da sustentabilidade extrapola o ecológico. A sociedade tem que ser equilibrada, a economia tem que ser menos concentrada”, afirma.

“Quando deixei o banco, pude ver como é caro comprar livros. E comecei a fazer projetos para tornar possível o acesso das crianças à leitura”, conta.

Atualmente, a primeira tiragem de cada obra, cerca de 30 mil exemplares, é distribuída gratuitamente graças aos patrocínios que Patrícia busca.

É autora de mais de 140 livros. No ano de 2016, doou cerca de 500 livros que foram distribuídos pela Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento aos estudantes de Guaíra.

Como voluntária, todas as semanas a escritora visita escolas e mantém contato com os pequenos leitores. Integra o Projeto Jovens Autores: Caravana de Escritores que visita cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, reunindo-se com crianças de 13 a 16 anos idade.

Para crianças menores, o maior interesse é o conteúdo dos livros. Já os maiores interessam-se sobre como uma pessoa se torna um escritor. E foi exatamente esse o fio condutor dos encontros em Guaíra, Miguelópolis e Orlândia.

Dicas da Autora:

Cada criança tem um ponto de vista diferente. A dica é que cada vez que você faça uma redação sobre o que você gosta muito e conhece melhor do que ninguém. Se você fosse personagem o que você faria? Faça desenho e ilustrações, além do livro, não é preciso seguir o livro. Depois que acabou o livro, o que aconteceu? Pensando em situações como essas é que a criança pensa.

A diversidade é um valor. Cada história é única, de cada pessoa. Comece pela sua história, a que está dentro do seu coração. Comece pela sua casa, de sua família, da sua rua, de sua cidade. Conte os sonhos que você tem, o que você quer fazer.

Eu acho muito bom ser uma escritora. O melhor de tudo é visitar as crianças e conversar com elas. Eu vou a uma escola pelo menos uma vez por semana. Isso pra saber o que as crianças pensam, o que acham da leitura, e das minhas obras. A minha ideia é fazer um livro que vocês leram e queiram ler mais e mais.

Deixar uma resposta