fechar
Educação

IORM promove sessões de cinema acessíveis e gratuitas para mais de 400 espectadores em Miguelópolis e Guaíra

Um total de 436 pessoas assistiram as sessões de cinema acessíveis promovidas pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça nos dias 23 e 24 de novembro, nos municípios de Miguelópolis e Guaíra, como parte da iniciativa cultural Escola no Cinema. As sessões ofereceram ao público um diferencial importante: audiodescrição e legenda, atendendo à parcela de espectadores com deficiência visual, auditiva, física, dislexia e ainda aquelas pessoas analfabetas.

As primeiras três sessões aconteceram no dia 22 de novembro, na Sala de Cinema do Centro Cultural Rail Miguel Sawan, em  Miguelópolis. No período da manhã foi exibido o filme Tempos Modernos, com a presença de crianças e adolescentes da comunidade. Cantando na Chuva foi o filme da sessão do período da tarde para uma plateia formada por alunos da ETEC e da APAE de Miguelópolis, além de  pessoas da comunidade. No período noturno foi exibido O Mágico de Oz para as crianças e adolescentes que frequentam o projeto social Criança Feliz. As três sessões reuniram 132 espectadores.
No dia 23, as exibições foram realizadas no Cine Teatro do Centro Cultural Rail Miguel Sawan em Miguelópolis, as sessões aconteceram em dois horários: O Mágico e Oz foi exibido às 9h30m, para cerca de  15 crianças e adolescentes da comunidade. Na sessão das 13h30m foi exibido o Jardim Secreto com a presença de alunos, educadores e colaboradores da APAE de Miguelópolis, pessoas assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos CCI, alunos e professores da ETEC, famílias e crianças da comunidade local, totalizando aproximadamente 120 pessoas.

Antecipando o início das sessões, a áudio descritora Bell Machado  falou ao público sobre este recurso e convidou as pessoas a participarem da experiência de se colocar no lugar do outro, exercitando a empatia. Dois alunos da APAE utilizaram o recurso, uma idosa do grupo do CCI com dificuldade visual, outras pessoas sem nenhuma deficiência manifestaram o interesse em participar da experiência, vivenciando de forma prática o acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar.
No dia 24, as exibições foram realizadas na Sala de Cinema Cinergia em Guaíra. As sessões aconteceram em dois horários: O Mágico de Oz foi exibido às 9h30m para cerca de 80 pessoas, entre alunos e professores da Escola Vera Vitali.

Na sessão das 13h30m foi exibido o Jardim Secreto para 89 espectadores, entre alunos e professores da Escola Vera Vitali. A sessão também contou com a participação da audiodescritora Bell Machado, que teve a adesão de professores e alunos.

As próximas agendas do Escola no Cinema já têm data para acontecer. Quatro novas exibições serão realizadas na Sala de Cinema Cinergia, em Guaíra,  nos dias 29 e 30 de novembro e nos dias 02 e 06 de dezembro nos períodos da manhã e da tarde. Também serão sessões gratuitas  para os alunos da rede pública e entidades do terceiro setor quatro sessões, com filmes dublados e legendados, para que todos tenham acesso à cultura e arte.

A ação cultural Escola no Cinema tem o objetivo de oferecer novas opções de educação, lazer, cultura e entretenimento aos alunos matriculados na rede pública de ensino e atendidos nas instituições do terceiro setor das cidades de Guaíra e Miguelópolis, por meio do acesso gratuito a sessões de cinema para exibição de obras clássicas, educativas e culturais na Sala de Cinema de Miguelópolis e na Sala Cinergia em Guaíra.

O gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerquer Braghiroli explica que  “a iniciativa Escola no Cinema acontece a partir do diálogo entre o IORM e as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esporte. Trabalhamos para garantir o acesso de pessoas de diversas idades ao cinema, como equipamento cultural, contribuindo para minimizar a exclusão cultural e social no segmento audiovisual, trazendo oportunidades reais de diversidade cultural e de expansão dos espaços de circulação da produção cultural.”, afirma.

Tags: destaque

Deixar uma resposta