fechar
Agenda Cultural

IORM promove sessões de cinema gratuito com acessibilidade para pessoas com deficiência em Miguelópolis e Guaíra na próxima semana

WhatsApp Image 2021-11-19 at 17.22.57 (1)

Tem sessão de cinema gratuita chegando em Miguelópolis e Guaíra nos dias 23 e 24 de novembro, terça e quarta-feira da próxima semana promovida pelo projeto Escola no Cinema que é realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. E desta vez, os filmes são exibidos com um diferencial importante: as sessões contarão com audiodescrição e legenda, atendendo à parcela do público com deficiência visual, auditiva, física, pessoas com dislexia e até mesmo analfabetas.

No dia 23, as exibições serão realizadas no Cine Teatro do Centro Cultural Rail Miguel Sawan em Miguelópolis, as sessões acontecem em dois horários: O Mágico e Oz será exibido às 9h30 e o Jardim Secreto às 13h30, com presença confirmada dos alunos da Apae local e da EMEB Maria Peralta Cunha. Os ingressos restantes poderão ser retirados pela parcela da comunidade com deficiência, na portaria do Centro Cultural meia hora antes do início de cada sessão.

No dia 24, as sessões serão realizadas na Sala de Cinema Cinergia,  em Guaíra, também em dois horários.  O Mágico e Oz será exibido às 9h30 e o Jardim Secreto às 13h30. O público será formado por alunos da Escola EMEF Francisco Gomes de Souza e da Apae local. Pessoas com deficiência também poderão retirar ingressos meia hora antes do começo de cada sessão na portaria do Centro Cultural Colorado.

A ação cultural Escola no Cinema é realizada pelo IORM, por meio do Projeto Agenda Cultural e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Esporte e organizações do Terceiro Setor de cada cidade.

“Exibindo filmes com audiodescrição e legenda, buscamos contribuir com o acesso das pessoas com deficiência visual, auditiva, baixa visibilidade, analfabetas ou disléxicas para que elas também possam usufruir de seus direitos de acesso à arte e cultura.”, afirma Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, coordenadora do Conselho do IORM.

Inês alerta que o IORM em cumprimento aos protocolos de prevenção à disseminação da Covid-19 respeitará o distanciamento social, exigirá o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool no ingresso à cada sessão.

Segundo o gerente Executivo do Instituto, o objetivo da exibição do filmes é o de oferecer novas opções de educação, lazer, cultura e entretenimento aos alunos da rede pública de ensino e atendidos pelas instituições do Terceiro Setor, por meio do acesso gratuito a sessões de cinema.  “Filmes clássicos marcam época, retratam a sociedade e o imaginário de outros tempos. Por isso, é essencial que os chamados nativos digitais tenham acesso a obras que foram produzidas ainda de forma analógica e em contexto diferente do atual. Obras que foram apreciadas por seus pais e avós, remetendo a outros modos de viver e de se relacionar com o mundo com intenção de proporcionar não apenas lazer, mas encontros geracionais importantes para compreender tempos históricos, tecnologias, narrativas e a nossa própria história.”, conta Rafael, informando sobre o critério de seleção dos filmes que serão exibidos.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DIA 23 DE NOVEMBRO

09h30 – O Mágico de OZ

13h30 – O Jardim Secreto

Local: Cine Teatro do Centro Cultural

Endereço: Avenida José Espírito Santo Tanajura 175 – Miguelópolis/SP

 

DIA 24 DE NOVEMBRO

09h30 – O Mágico de OZ

13h30 – O Jardim Secreto

Local: Sala de Cinema Cinergia

Endereço: Av. José Cavenaghe nº 1.355 – Guaira/SP

O Projeto Agenda Cultural é realizado pelo Instituto ORM, Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura.

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta