fechar
Sem categoria

IORM fará quatro apresentações virtuais na EMEB Professora Maria Marly Mandra Lima

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, por meio das Oficinas de Artes Usina da Dança fará quatro apresentações gratuitas dos fragmentos do espetáculo virtual Pés que Ouvem, Mãos que Falam, no dia 11 de novembro na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Professora Maria Marly Mandra Lima.

As apresentações do espetáculo que estreou no final de 2020, é a contrapartida social oferecida pelo Instituto à parceria estabelecida com o Poder Público Municipal, que permitiu a adaptação das atividades do IORM para atender à nova realidade estabelecida pela Pandemia. O IORM foi contemplado pelo Edital de chamamento público nº 002/2020 de 19 de outubro de 2020, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipuã, para seleção de propostas em atenção a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, auxílio emergencial para o setor da cultura, durante o período de pandemia, através do oferecimento de subsídio financeiro para a manutenção das entidades culturais.

“Para o IORM, esta parceria com o Poder Público, significou a efetivação do direito de acesso à cultura, a possibilidade de continuarmos lutando pela dignidade humana e de ofertar uma maneira para que nossas crianças e adolescentes superassem e suportassem esse momento difícil.”, atesta a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

As apresentações serão gratuitas e realizadas em ambiente escolar. Exclusivas para alunos, professores e demais profissionais da escola parceira as apresentações serão realizadas em formato digital, por meio de telões.  O objetivo será de aprofundar o contato das crianças com a arte e cultura, avançando, junto com a escola, para uma proposta de educação integral, que sensibilize para a importância da arte e da cultura como continentes de identidade, significado e informação.

“Durante o período de distanciamento social devido à Pandemia do novo Coronavírus, vivemos o rigor do isolamento social. Nesse momento, cuidar da saúde mental foi tão essencial quanto cuidar da saúde física. Manter o acesso das crianças à música, dança e a discussão de temas de relevância social, na modalidade online ou híbrida, foi, e ainda é, essencial para as crianças, em meio ao caos pandêmico”, destaca a coordenadora artística do IORM, Valeria Pazeto.  Ela ressalta que a realização das Oficinas contribuiu para que o acesso ao lazer, prazer e conhecimento não cessasse; “A cultura, mais do que nunca, demonstrou ser um dos caminhos dos quais dispomos para combater os graves problemas sociais, que afligem, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade.”, destacou Valeria.

Reverenciar o papel da cultura para o indivíduo e a vida em sociedade é importante, sobretudo porque este foi o setor mais prejudicado na crise econômica decorrente da situação de Pandemia. “O IORM reestruturou seus projetos, incluindo as Oficinas Usina da Dança, para que as crianças tivessem garantido o acesso à cultura, ao mesmo tempo em que seguiam as normas sanitárias e de medidas de isolamento social.”, afirma a coordenadora artística.

“O IORM trabalha e forma parcerias com órgãos e instituições que partilham dos mesmos ideais, para garantir que o acesso à cultura seja uma realidade cotidiana de famílias em situação de vulnerabilidade”, complementa o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Desde 2017, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça atua, no município de Ipuã, na efetivação de direitos da infância e adolescência, na educação integral e a favor da dignidade humana, através da oferta de atividades artísticas/culturais, por meio da execução do Projeto Agenda Cultural, que integra as ações das Oficinas de Artes Usina da Dança, Projeto Guri e Espetáculos artísticos culturais.

As Oficinas de Artes Usina da Dança promovem atividades artísticas e culturais que envolvem Oficinas de Ballet, Jazz, Música, Expressão Corporal, Contemporâneo e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Tags: destaque

Deixar uma resposta