fechar
Sem categoria

IORM realiza ação de disseminação cultural em Guaíra como contrapartida social da Lei Aldir Blanc

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, realizou, no dia 1º de dezembro, três apresentações virtuais do Espetáculo Pés que Ouvem, Mãos que Falam para alunos, educadores e colaboradores da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube.

As quatro apresentações foram transmitidas em formato digital por meio de telões instalados no pátio da  Sougube  em sessões nos períodos da manhã, às 9h20m e às 10h15 e da tarde, às 15h20m e 16h15, reunindo, aproximada 105 espectadores.

O espetáculo contou com acessibilidade, oferecendo à plateia  audiodescrição e linguagem de libras assegurando a pessoas com deficiência, não alfabetizadas e disléxicas  o direito constitucional de acesso à arte e cultura.

A equipe artística, por meio de dinâmicas e da própria apresentação de fragmentos do Espetáculo, levou as crianças a refletirem sobre o quanto a rotina em período pandêmico tornou as pessoas reféns da tecnologia, já que as aulas, diversão, recreação e lazer chegaram a todos por meio de aparelhos eletrônicos. Os alunos da plateia foram levados a refletir sobre  a necessidade da conexão com os elementos da natureza, levando seus corpos a se movimentar, e aproveitar o bem-estar e a saúde mental que o equilíbrio entre o mundo digital e natural é capaz de trazer.

Durante o diálogo com a equipe do IORM, crianças da plateia revelaram nunca ter assistido a um espetáculo de dança. “Por meio das dinâmicas realizadas levamos as crianças a refletir que, a partir daquele momento, também pertenciam ao processo de construção do Espetáculo, já que a elas caberia o papel de ressignificar, relacionar e interpretar toda a mensagem, arte e signos apresentados”, salienta a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

As apresentações realizadas integram a ação de Disseminação Cultural promovida pelo IORM como contrapartida social, lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaíra através do Edital de Premiação – Projetos Culturais, Processo nº 194/2020 Edital nº 104/2020, Concurso de Projetos nº 02/2020. O Edital teve a finalidade de seleção de propostas em atenção a Lei Aldir Blanc nº 14.017 de 29 de junho de 2020, auxílio emergencial para o setor da cultura, durante o período de pandemia, através do oferecimento de subsídio financeiro para a manutenção das entidades culturais. O Espetáculo é fruto das Oficinas de Artes Usina da Dança realizada pelo Projeto Agenda Cultural. A Disseminação Cultural realizada pelo IORM conta com apoio e patrocínio da Lei Aldir Blanc/ Governo Federal, no ano de 2020, do Departamento de Cultura e Conselho Municipal de Cultura de Guaíra.  

Sobre a Sogube

A Sogube  atua há 57 anos em Guaíra atendendo a crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 ano. A promoção e convivência e fortalecimento de vínculos assiste atualmente  257 de todas as escolas municipais e estaduais. 

Estava presente a Equipe Artística e Social do IORM que iniciou com uma breve apresentação da equipe e uma reflexão sobre a temática do Espetáculo, como aconteceu o processo de criação e as dinâmicas que envolveram as crianças e a apresentação de fragmentos do I Espetáculo Virtual Pés que Ouvem, Mãos que Falam.

Tags: destaque

Deixar uma resposta