fechar
Cultura

IORM realiza ação de disseminação cultural prevista como Contrapartida social da Lei Aldir Blanc em Ipuã

IMG_2012

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, realizou, no dia 11 de novembro, três apresentações virtuais do Espetáculo Pés que Ouvem, Mãos que Falam na EMEB Professora Maria Marly Mandra Lima. As apresentações integram a ação de Disseminação Cultural promovida pelo IORM como contrapartida social conforme previsto no Edital de chamamento público nº 002/2020 de 19 de outubro de 2020, lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipuã, para seleção de propostas em atenção a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, auxílio emergencial para o setor da cultura, durante o período de pandemia, através do oferecimento de subsídio financeiro para a manutenção das entidades culturais pela Lei Aldir Blanc. O Espetáculo é fruto das Oficinas de Artes Usina da Dança realizada pelo Projeto Agenda Cultural.

A ação de Disseminação Cultural, foi iniciada com a apresentação da equipe artística do IORM, uma breve reflexão do tema do Espetáculo, dos processos de criação do Espetáculo e dinâmicas que envolveram as crianças e a apresentação de fragmentos do I Espetáculo Virtual Pés que Ouvem, Mãos que Falam.

A equipe artística, por meio de dinâmicas e da própria apresentação de fragmentos do Espetáculo, levou as crianças a refletirem sobre o quanto a rotina  em período pandêmico tornou as pessoas reféns da tecnologia, já que as aulas, diversão, recreação e lazer chegaram a todos por meio de aparelhos eletrônicos. A reflexão seguiu mostrando a necessidade da conexão com os elementos da natureza, utilizando seus corpos e realizando movimentos, e aproveitar o bem-estar e a saúde mental que o equilíbrio entre o mundo digital e natural é capaz de trazer.

A maior parte das crianças nunca havia assistido a um espetáculo de dança. A reflexão e dinâmicas realizadas tiveram intuito de fazê-las entender que a partir daquele momento, eram pertencentes ao processo de execução do Espetáculo, já que a elas caberia o papel ressignificar, relacionar e interpretar toda mensagem, arte e signos apresentados no Espetáculo.

A escola parceira do IORM organizou espaço e horário, no período matutino e vespertino para a realização da Disseminação Cultural. Foram realizadas três apresentações nos horários das 8 horas, 13 horas e 13h40m, reunindo, aproximada 140 espectadores, em sua maioria alunos, além de professores, funcionários e da diretora da EMEB Maria Marly Mandra Lima, Izabela Carla Lucindo.

O espetáculo virtual Pés que Ouvem, Mãos que Falam foi apresentado em formato digital, por meio de telões instalados pelo IORM, cujo conteúdo contou acessibilidade em audiodescrição e libras para que pessoas com deficiência, não alfabetizadas e disléxicas usufruam do direito constitucional de acesso à arte e cultura.

A quarta e última apresentação artística social prevista pela contrapartida social, acontecerá no dia 15 de dezembro, na Praça Matriz, em evento a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os bailarinos das Oficinas de Artes apresentarão fragmentos do espetáculo artístico cultural produzido pelo IORM em anos anteriores.

Os objetivos desta ação são o fortalecimento de vínculo do IORM com a instituição de ensino. A iniciativa visa, ainda proporcionar às crianças momentos de aprendizagem unidos à recreação e descontração, assegurando o direito ao acesso à arte e cultura e unindo forças para efetivação da educação integral, para que também se desenvolva nas crianças dimensões social, cultural e emocional.

A Disseminação Cultural realizada pelo IORM conta com apoio e patrocínio da Lei Aldir Blanc/ Governo Federal, no ano de 2020, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Divisão de Cultura e Prefeitura Municipal de Ipuã.

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta