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Educação

IORM reinventa sua prática pedagógica para superar o Isolamento social

Exercícios dirigidos por meio de grupos de whatsapp tem unido professores a seus alunos e as famílias ao IORM

A Pandemia do Coronavírus impôs uma nova realidade provocando a necessidade ajustes e revisões no dia a dia das organizações do Terceiro Setor. Com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, não foi diferente. As aulas presenciais dos projetos oferecidos para os mais de mil crianças, adolescentes e jovens assistidos em Ipuã, Guaíra, Orlândia e Miguelópolis estão suspensas desde o dia 23 de março. Os profissionais e educadores do Instituto estão praticando isolamento social desde o dia 1º de abril.

O desafio de encontrar caminhos para produzir e disseminar conteúdo e estabelecer uma ponte entre projetos e alunos assistidos uniu toda a equipe artística, administrativa e psicossocial do IORM, garantindo a continuidade aos trabalhos programados. ‘A proposta mobilizou os profissionais para a construção de um fio invisível que possibilitasse o alcance do maior objetivo do IORM: a ligação das crianças e suas famílias à instituição. Então, para este momento de pandemia, o processo foi exaustivamente pensado para harmonizar todos os alunos, novos e antigos, mantendo e respeitando o isolamento social’, comenta a coordenadora artística Valéria Pazeto.

Partindo de tecnologias acessíveis a todos, como o whatsapp, os educadores do IORM gravaram vídeos com até três minutos de duração apresentando sequencias de exercícios para todas as modalidades artísticas ofertadas pela Usina da Dança, como o ballet, jazz, contemporâneo, música, expressão corporal, convivência e literatura. Os vídeos foram a forma encontrada para manter o contato entre alunos e professores e entre família e o Instituto, virtualmente. ‘Compartilhados os vídeos nos grupos de WhatsApp dos responsáveis pelas secretárias de cada uma das quatro cidades. Também demos a oportunidade dos alunos conhecerem outros professores e suas aulas. Esta foi a maneira encontrada de, em meio a Pausa do Mundo, promovermos o Movimento do Corpo e descobrir que, “mesmo na pausa existe movimento”., conta Valeria.

Cuidados
O momento é realmente atípico e a preocupação da equipe do IORM foi o de evitar riscos durante as atividades propostas. O foco foi voltado para os exercícios lúdicos, de forma a não machucar as crianças, já que os educadores não estão lado a lado acompanhando as atividades.

‘Nosso maior objetivo com as atividades do período foi o de possibilitar a interação com as pessoas e o ambiente da casa, fazendo com que o isolamento social não criasse “bolhas individuais” isolando, também, as pessoas dentro da mesma casa e, pelo contrário, integre as famílias; como facilitar o acesso ao conteúdo proposto, sem acabar como pacote de dados das famílias.’, previu a coordenadora.

O IORM partiu do pressuposto que nem todas as famílias contavam com wi-fi, por isso os vídeos foram compactados para consumir menor banda e a integração entre conteúdos propostos pela equipe artística.

Avaliação
A forma de avaliação das atividades virtuais foi outro ponto de debate que desafiou as equipes do IORM. “Imaginem se os professores de cada modalidade dos grupos recebessem 120 vídeos de retorno por cidade, correspondente a quantidade de alunos? Seria inviável.’, afirma Valeria. Como alternativa, o IORM criou as “agendinhas”, um diário, onde cada criança deverá escrever e/ou desenhar sobre esse período fazendo um dia a dia das postagens de atividades online para acompanhamento dos educadores.

Nesses diários, os alunos devem expor seus sentimentos, facilidades e dificuldades para executar cada exercício, sob três aspectos: a utilização dos espaços da casa, a integração com a família e a execução propriamente dita das atividades por escrito ou por desenho, para aqueles que ainda não dominam a escrita.

Valeria conta que, ao final do período de distanciamento social, as agendas serão recolhidas e discutidas durante aulas presenciais.

Home office
O IORM analisa o trabalho em sistema de home office para os professores e funcionários e propôs o desenvolvimento de atividades de pesquisa sobre a pedagogia adotada pelo IORM a partir de seus quatro eixos principais – Intertransdisciplinariedade, Arte-educação, Educação somática e Teoria da Complexidade – e propostas humanistas que priorizem o caminho do movimento em detrimento da mera reprodução, como a metodologia de Ivaldo Bertazzo.

‘A elaboração teórica dos planos de curso para cada modalidade artística pela Usina da Dança está embasada em pesquisas realizadas; no desenvolvimento dos relatórios mensais e também a organização da lista de presença virtual de cada professor.’, conclui Valeria.

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