fechar
Agenda Cultural

IORM reúne alunos do Projeto Agenda Cultural com contação de histórias em Redes sociais

Dando continuidade as ações digitais de incentivo à leitura, a Biblioteca Energia do Conhecimento promoveu durante o mês de maio, contações de histórias virtuais que foram publicadas no formato de vídeo nas redes sociais do Instituto ORM. Alunos assistidos pelas Oficinas de Artes Usina da Dança, suas famílias e pessoas da comunidade puderam acompanhar as contações pelo youtube, facebook e whatsapp, estreitando o contato com os alunos, estimular o acesso e hábito da leitura. A iniciativa adotada pelo IORM deu continuidade às ações propostas no Projeto Agenda Cultural.

Durante o mês de maio, o IORM promoveu cinco contações de história e um encontro. A primeira delas, no dia 5, abordou a história de Takeshi Uemura, nascido na longínqua Uji, no Japão, que migrou para o Brasil e se tornou cidadão guairense, com uma história de empreendedorismo e amor pela cidade e suas pessoas. Essa contação foi dedicada aos alunos do Centro Educacional de Excelência em Judô Takeshi Uemura.

Com declamação de poesias, o IORM fez a homenagem ao Dia das Mães, em 9 de maio. O poema Retrato de Mãe, de Fernando Reis e o conto de David Nasser e Erivelton Martins foram declamados por Teacher Beth. Já no dia 20 de maio, a contação de histórias trouxe a obra Gildo, da autora Silvana Rando. ‘A obra fala de um menino, como muitos por aí, que gostam de viver grandes aventuras como andar de montanha russa, avião, de filmes de terror e até de cantar em público. Como todas as crianças existe algo que lhe incômoda e o faz sentir medo, porém Gildo não é diferente e o que mais o deixa apavorado são aqueles balões que enfeitam as festas de aniversário, no final da história ele supera seus medos graças a um gesto da mãe do seu melhor amigo.’, afirma Teacher Beth.

Já no dia 26 de maio, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento recebeu a publicitária, escritora e agropecuarista Elynês Salomão Antonelli, que foi entrevistada pela educadora Beth sobre o livro Um Lugar Que Não Existe. Elynês foi escritora quando adolescente e atualmente é agropecuarista. Ela contou sua trajetória de vida, comentou sobre os desafios que enfrentou. Seu único livro de poemas foi escrito durante sua adolescência, revelando sentimentos como lembranças, saudade, amizade, mundo e amor acrescentando um comentário sobre as relações humanas da época e de hoje. Revelou seu interesse pela leitura que faz parte do seu dia a dia elogiando os trabalhos e oportunidades e incentivo de leitura que o IORM oferece as crianças. O encontro foi encerrado com a declamação do poema Lembranças.

O mês de maio foi finalizado coma contação de história As Ideias de Lobato, de Julinho Sertão, como o próprio autor define: um livro para ler, cantar e contar.

‘Neste cenário global de pandemia, quando os alunos se mantêm fisicamente distantes da escola regular e também dos projetos do IORM, a contação de história tem se apresentado de maneira significativa em suas vidas, propondo novas reflexões e forma de ver e viver esse momento. Trata-se de uma abordagem lúdica, prazerosa e criativa e que encanta as pessoas de todas as idades. A ação de incentivo à leitura tem sido uma ação integrante das Oficinas de Artes Usina da Dança.’, afirma a contadora de histórias do IORM e responsável pela contação nas redes, Teacher Beth, Elizabeth Ribeiro Nascimento.

As Ações de Incentivo à Leitura integram o Projeto Agenda Cultural, que é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Os vídeos das contações de história podem ser acessados aqui:

 

e
Tags: destaque

Deixar uma resposta