fechar
Agenda Cultural

IORM reúne educadores de Guaíra, Miguelópolis e Ipuã para planejar debates audiovisuais do Projeto Agenda Cultural

334640308_516323120683666_7352319013623851230_n

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, promoveu reunião com educadores das cidades de Guaíra, Miguelópolis e Ipuã para o planejamento conjunto de novas sessões de debates audiovisuais que deverão ser promovidas ao longo do ano, como parte das ações educativas propostas pelo Projeto Agenda Cultural 2023.

Os debates audiovisuais acontecem após a exibição gratuita de filmes e contam com a participação, em sua maioria, de alunos das escolas públicas e  particulares, além de pessoas assistidas pelas organizações do Terceiro  Setor.

“O projeto Agenda Cultural leva o cinema para as escolas da rede pública, discutindo temáticas importantes para crianças e adolescentes, e debatendo questões como a diversidade, por meio da exibição de filmes com audiodescrição, libras e legenda. Desde cedo devemos falar sobre os valores de cidadania, solidariedade e direitos e deveres de todos”, salienta a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Os encontros com educadores tiveram o objetivo de permitir que professores e alunos possam selecionar os filmes para os debates, assegurando que os conteúdos dessas obras sejam trabalhados de forma interdisciplinar e que tenha um significado verdadeiro para os alunos e professores.

Em Guaíra, o encontro  do IORM com educadores foi realizado na manhã de 2 de março, na Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. A áudio descritora Bell Machado e  a assistente Social do IORM Ana Claudia Rodrigues Lima receberam as supervisoras de Ensino da Educação Infantil, Naiara Borghetti e Livea Garcia Freitas, Lais Marques, coordenadora da CEI Josefina Rawagnani Caligaris; Lucélia Garcia, coordenadora da CEI Olga Abdala Jabbour; Debora Mouraria, coordenadora da CEI Waldemar Chubaci;  Elaine Dezem, coordenadora da CEI Dirce Barros Lelis; Aparecida Caetano, coordenadora EMEF Padre Mário Lano; Dalva Conceição Pereira Oliveira, coordenadora da  EMEF Francisco Gomes de Souza; Catia Silvene de Lima, coordenadora EMEF Professora Vera Lucia Vitali e Carla Cristina da Silva, coordenadora da EMEF Vicencina Vaccaro Morsoleto.

Uma nova reunião foi realizada também em Ipuã no período da tarde no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com as participações de Bell Machado, da Psicóloga do IORM Lígia Kamimura; da diretora da EMEB Orandes Carlos da Rocha, Lucimara de Oliveira Almeida; da diretora do Cearne José Buranello, Thayssa Vasco; e das diretorias da EMEB Professora Marly Mandra Lima, Franciele Cristina Tostes Minto; EMEB Vereador Alberto Conrado, Mirian Graziella Santos Morais e EMEB Monir Neder, Edson dos Santos.

Miguelópolis recebeu a reunião de planejamento para realização dos debates audiovisuais na manhã de 3 de março, na Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária de Educação do município,  Joelcy Rita dos Passos, dos coordenadores da EMEB Capitão Emídio, Lázaro de Carvalho Rodrigues e da EMEB Professora Maria Peralta Cunha, Janaina Jorge Agostinho; das diretoras da EMEB Jacinta Barbosa de Freitas, Maria Benedita Soares da Silva e da EMEB Vereador Alceu Barbosa, Fabíola Garcia Tosta Barbosa Rodrigues. O encontro também teve as participações da áudio descritora Bell Machado e da assistente social do IORM Anelisa Perticarrari.

“Os participantes do encontro definiram que os professores realizariam o mapeamento das sugestões de títulos para que a áudio descritora  pudesse realizar a curadoria e seleção final dos filmes. Também foi decidido que no mês de maio será iniciada a execução dos debates audiovisuais que terão como mediadora a Bell Machado.”, informa a coordenadora Artística do IORM, Valéria Pasetto.

Os Debates integram o Plano anual Agenda Cultural realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Ministério da Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura e será executado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta