fechar
Cultura

Mais de 10 mil pessoas visitaram a 4ª Feira do Livro de Guaíra

destaque-00

Todas as escolas da cidade estiveram presentes no evento que distribuiu mais de 6 mil cheques livros para favorecer o contato de crianças e adolescentes com a literatura

 

Um sucesso de público e de crítica. Essa é a melhor definição da  4ª Feira do Livro de Guaíra, realizada no Grêmio Recreativo Poliesportivo Colorado, Biblioteca Energia do Conhecimento e a Sala Cinergia, no período de 17 a 20 de setembro. Com um público estimado em 2.050 pessoas por dia, a Feira alcançou a presença recorde de mais de 10 mil pessoas.

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, apoiou a realização do evento que trouxe a Guaíra autores como o historiador Marco Antonio Villa, Menalton Braff, Patrícia Secco, Julinho Sertão, Marcelo Borba de Freitas, Roberta e Thais Bento e Dado Schneider.

O evento, com entrada livre, foi aberto ao público das 9 às 22 horas, e ofereceu um amplo repertório cultural e educacional para o público infanto juvenil, educadores, formadores de opinião e comunidade.

O oferecimento de programação diversificada com entrada livre, destinada ao público em geral com diversas alternativas culturais à comunidade como contação de histórias, distribuição do Cheque livrinho para compra de livros a preços mais acessíveis, dentre outras, em local de fácil acesso, voltados a todas as camadas populacionais, garantirá acesso e democratização da cultura.

A Feira também promoveu o fomento à leitura e à formação de mediadores, por meio da programação destinada aos educadores, bibliotecários e outros profissionais que atuam com mediação de leitura por meio de oficinas e da dinamização da biblioteca existente no espaço Energia do Conhecimento.

A programação destinada à promoção e difusão de temáticas acerca do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas, por meio de seminários, mesa redonda, e palestras e outras atividades voltadas para o debate e disseminação de políticas e programas desenvolvidos por setores públicos e privados; e Tornando a Feira do Livro de Guaíra parte do calendário cultural da cidade, também oferecendo ações de incentivo à leitura e literatura infanto-juvenil, entre crianças e adolescentes, dentro e fora da escola bem como envolvendo os pais e familiares nas ações.

6 mil cheques livrinhos

A Feira apoiou a Economia do Livro, com programação destinada a promover a participação de autores, divulgação de obras literárias. As atividades promoveram a circulação e comercialização de livros em estandes, rodadas de negócios e iniciativas voltadas para o estímulo à sustentabilidade de profissionais e livrarias e editoras.

O evento valorizou os livros no formato de papel, e seu espaço nas livrarias, escolas, bibliotecas.

Público

Os organizadores controlaram a presença dos participantes da Feira o que permitem a detalhada informação sobre a origem dos visitantes. Dos mais de 10 mil participantes, 2.750 foram crianças com idades entre 2 e 11 anos, alunas na Rede Municipal de Ensino de Guaíra.

Também participaram da Feira outras 824 crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos da Rede Particular de Ensino

Entre os adolescentes, 230 visitantes são alunos Rede Estadual de Ensino, 35 são alunos das ETECs de Guaíra e Miguelópolis. Entre as entidades, visitaram a Feira, foram 200 crianças e adolescentes da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube; 80 atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Guaíra; 15 adolescentes da Associação Lar; 17 idosos residentes no Centro de Ação Social Nossa Senhor D’Aparecida; 302 crianças e adolescentes participantes nos projetos IORM e parceiros: Guri; Usina da Dança; Projeto Olímpico Branco Zanol; SCFV; além de 41 adolescentes e jovens do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE.

Educadores de todas as instituições de ensino de Guaíra participaram da Feira. A Feira passa a ter caráter regional, com as presenças de alunos e educadores  da  Escola Municipal de Educação Básica Orandes Carlos da Rocha  e dos Cursos de Qualificação Profissional – SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), ambos de Ipuã e  da ETEC Laurindo Alves de Queiroz, de Miguelópolis.

A participação dos autores

A Feira realizou 11 palestras e bate papo com autor, que reuniram um público  de 2.100 pessoas. Outras quatro palestras foram promovidas na rede municipal com público de cerca de 250 adolescentes e jovens. 

MENALTON BRAFF, proferiu palestra sobre literatura e interagiu com o público. Prêmio Jabuti por duas vezes, Menalton lançou na Feira o seu último livro, Noite Adentro.

PATRICIA ENGEL SECCO falou sobre a importância da Leitura e o Poder da Comunicação. Também participou da oficina de contação de história e mediação de leitura e fez uma roda de diálogo com alunos do Ensino Fundamental 1 do Centro Educacional Ana Lelis.

DADO SCHNEIDER, sua palestra O mundo mudou bem na minha vez fez uma participação com grande proximidade do público e destacou os dilemas da geração Y.

JULINHO SERTÃO, proferiu cinco palestras interativas com o tema Desenho como ferramenta de aprendizagem, no Grêmio Recreativo Esportivo Colorado; uma para alunos do Ensino Fundamental 2 no Centro Educacional Ana Lelis Santana; duas na Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube e uma para os atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

MARCO ANTONIO VILLA, proferiu palestra sobre o tema O Brasil que Queremos, o público interagiu e fez inúmeras perguntas, demonstrando grande interesse pelo tema.

MARCELO BORBA DE FREITAS falou sobre Os 110 anos da imigração japonesa para o Brasil; considerando a grande contribuição dos japoneses no desenvolvimento econômico e cultural da cidade. É historiador, autor dos livros: “Águas que correm no sertão do Caiapó” e Gambarê, que retrata as famílias imigrantes em Guaíra.

ROBERTA E TAÍS BENTO, as fundadoras do Site SOS Educação do portal Estadão e editoras da coluna Escola, da Revista Pais e Filhos fizeram palestra sobre Como fazer meu filho ou meu aluno aprender a gostar de estudar.

Tags: destaque

Deixar uma resposta