fechar
Cidade que educa

Mais de 280 alunos de escolas públicas de Guaíra participaram de Oficinas de Leitura do Projeto Agenda Cultural do IORM

Oficina de Leitura - Projeto Agenda Cultural IORM
Oficina de Leitura - Projeto Agenda Cultural IORM
Oficina de Leitura - Projeto Agenda Cultural IORM
Oficina de Leitura - Projeto Agenda Cultural IORM
Oficina de Leitura - Projeto Agenda Cultural IORM
Oficina de Leitura - Projeto Agenda Cultural IORM

Desde agosto, cerca de 280 alunos de instituições de ensino de Guaíra que que desenvolvem conteúdos de educação integral têm participado das atividades proporcionadas pelas Oficinas de Leitura realizadas pelo Ministério da Cultura e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, por meio do Projeto Agenda Cultural.

As Oficinas são gratuitas e destinadas às crianças e adolescentes da rede pública de ensino do município de Guaíra, realizadas semanalmente nas unidades do Centro de Educação Continuada Dr. José Pugliese (Cecon), Escola Estadual Enoch Garcia Leal e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Para favorecer alunos que estudam de manhã e da tarde, as oficinas são oferecidas em dois períodos, com exceção da Escola Estadual Enoch Garcia Leal, na qual a Oficina acontece exclusivamente no período matutino.

As Oficinas oferecem carga horária de 30 horas e serão finalizadas no início do mês de dezembro. No Cecon José Pugliesi e na Escola Enoch, são ministradas pela educadora Glediane Conti da Silva, com formação técnica em teatro, música e dança e em Linguagem Brasileira de Surdos – libras. No Instituto ORM a oficina é ministrada pela professora Elizabeth Ribeiro de Nascimento. “Ponto comum entre as Oficinas, é a abordagem de conteúdos que contribuem com a promoção e desenvolvimento humano, possibilitando a inclusão social, por meio do acesso livre e ilimitado ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação, integrados à literatura.”, informa o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

A oficina possibilita e estimula o hábito da leitura dos alunos, por meio da oferta de livros, contação de histórias, interpretação dos conceitos, trabalho com diferentes linguagens, envolvendo a oral, escrita, gráfica, corporal, entre outras ações, de forma a contribuir para a ressignificação dos espaços e materiais educativos. As crianças participam ativamente de todo o processo de construção de conhecimento, o que tem motivado a frequência e o processo de pesquisa e desenvolvimento educacional.

Acompanhe a Agenda das Oficinas de Leitura em cada instituição

Centro de Educação Continuada – Cecon Dr. José Pugliese Junior
As Oficinas acontecem às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde e são oferecidas para seis turmas de alunos. O Cecon fica na Rua 6 nº 1.110, no Centro de Guaíra.

Escola Estadual Enoch Garcia Leal
Os alunos do nono ano desta escola participam das oficinas que são realizadas sempre às sextas-feiras, no horário das 8h40m às 9h30m. A escola fica na Avenida Sete nº 566, no Centro de Guaíra.

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça
A Oficina é oferecida a alunos dos projetos desenvolvidos pelo IORM, sempre às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, em dois horários das 9h20m às 10h20m e das 15 às 16 horas. As atividades acontecem na Biblioteca Energia do Conhecimento, no Centro Cultural Colorado, o Núcleo do IORM em Guaíra, que fica na Avenida José Cavenaghe nº 1.355, na Chácara Bela Vista.

Tags: destaque

Deixar uma resposta