fechar
Cultura

Memória e Identidade: Projeto Arte Territorial envolve a comunidade da Vila Bucci, de Orlândia

Memória e Identidade: Projeto Arte Territorial envolve a comunidade da Vila Bucci, de Orlândia

“Aqui crianças ainda brincam nas ruas, empinam pipas, andam de bicicleta, se divertem juntas. Os adultos ainda sentam nas calçadas, batem papo com os vizinhos, levam seus filhos na escola e lutam para que este lugar seja o melhor pra eles. E as escolas são mágicas, são lúdicas, são amorosas. As professoras e professores são encantadores de conhecimento e super heróis do dia a dia.”, essa é a descrição da Vila Bucci, construída a partir do depoimento de seus moradores.

A Vila Bucci, de Orlândia, é o primeiro bairro das cidades da região a receber o Projeto Arte Territorial, realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Orlândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto Cultural Vila Bucci – Arte Territorial, nasceu através de uma parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social – Unidade II “Dr. Bruno Bucci”, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e as escolas municipais do bairro – Alcinea Gouveia de Freitas, Maurício Leite de Moraes, Santo Garbin, Associação de Proteção à Infância São José e o CAEC “Prof.ª Marilza de Miranda Melo” para fazer o resgate imaterial do território, formado pelos bairros Jardim Júlio Bucci, Jardim Cidade Alta I e II, Jardim São João e Jardim São Francisco.

“Fomos procurados pelo Cras e pela escola Alcinéia para apoiar o bairro devido à grande vulnerabilidade em relação às drogas e a falta de perspectiva dos jovens e famílias. Nossa contribuição foi dialogar com a rede da vilinha mostrando como é possível fazer este resgate de forma integrada e articulada, com um outro olhar. No início romper com esta forma de ação foi bem difícil, nós criamos um material informativo sobre arte e cultura específico para aquela escuta, eles acreditavam que íamos levar algo pronto para eles aplicarem e só depois da apresentação do material é muito diálogo nas reuniões que o pessoal entendeu que seria um trabalho colaborativo de todos. A Usina da Dança fez esta mobilização. Esta é uma ação de uma cidade educadora com olhar de uma educação integral envolvendo um bairro na cidade de Orlândia.”, afirmam o gerente executivo do IORM, Rafael Braghirolli e a coordenadora artística da Usina da Dança.

Com a parceria com do IORM, o CRAS e as escolas do bairro, foi possível realizar um trabalho de valorização dos aspectos positivos dos bairros situados na Vila Bucci, onde procuramos ressaltar os talentos das pessoas da comunidade, como artesanato, culinária, dança, música e muitas outras qualidades que temos de bom e que são modelos positivos para que nossos alunos possam se inspirar.

“Esse resgate refere-se a um movimento cultural e artístico que busca retratar o território nos seus aspectos positivos desde o seu nascimento, sua comunidade, seus talentos, seus artistas, sua gente e combater qualquer tipo de estigma existente. Além disso, o movimento realizado no território, próximo às pessoas e suas casas, seus locais de pertencimento, se configura em um espaço de identificação, por gente que convivem, que se solidarizam umas com as outras e que se relacionam para além da consanguinidade.”, destaca a coordenadora artística da Usina da Dança, Valéria Pazeto.

O projeto foi também uma oportunidade para uma abertura para das escolas para que as pessoas da comunidade contassem suas histórias e experiências de vida, aproximando e estreitando os laços da comunidade, contribuindo para uma efetiva valorização da escola no bairro.

Iniciado em abril de 2016, o Projeto realizará sua Primeira Mostra nos períodos de manhã e tarde do dia 18 de novembro. Durante o dia todo haverá exposição de trabalhos realizados pelas Escolas, pelo CAEC e CRAS, além da venda de produtos.

Confira a Programação da I Mostra do Projeto Arte Territorial na Vila Bucci

Dia 18 de novembro – Manhã

  • 9:00 às 09:10 – Abertura
  • 09:15 às 10:00 – Apresentação do Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS “Dr. Bruno Bucci”
  • 10:00 às 10:30 – Apresentação dos Alunos da EMEB “Maurício Leite de Moraes”
  • 10:30 às 11:00 – Apresentação dos Alunos da EMEB “Prof.ª Alcinea Gouveia de Freitas”
  • 11:00 às 11:30 – Apresentação dos Alunos do Centro de Atividades Educacionais Complementares “Prof.ª Marilza de Miranda Melo”
  • 11:30 às 13:00 – Almoço

Dia: 18 de novembro – Tarde

  • 13:00 às 13:30 – Apresentação do Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS “Dr. Bruno Bucci”
  • 13:30 às 14:00 – Apresentação dos Alunos da EMEB “Prof.ª Alcinea Gouveia de Freitas”
  • 14:00 às 14:30 – Apresentação dos Alunos da EMEB “Santo Garbin”
  • 14:30 às 15:30 – Apresentações de artistas da comunidade local e dos Alunos do Centro de Atividades Educacionais Complementares “Prof.ª Marilza de Miranda Melo”
  • 15:30 às 16:15 – Apresentação das Mamães dos Alunos da Associação de Proteção à Infância São José – EEI “Izolina Zancopé Munari”

Deixar uma resposta