No mês de abril, as Oficinas de Literatura do Projeto Agenda Cultural 2023 desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, promoveram em Guaíra duas sessões de contação de histórias. A primeira contação de histórias atendeu os assistidos pelo Projeto Instituto Meninos de Ouro de Guaíra no dia 5 de abril. A contadora oficial, Tia Téca da Biblioteca ocupou o espaço do tatame para uma sessão de 45 minutos, iniciada no começo da noite.
O significado da Páscoa foi lembrado durante a contação do texto O coelhinho que entendeu a Páscoa, de Flávia Bernardes a 35 alunos do projeto. Tia Téca também trouxe a história de Pig, o Campeão, de Aaron Blabey. “Foi uma forma de demonstrar aos jovens judocas que vencer é muito bom, quando não trapaceamos, e que a derrota nos faz aprender e crescer”, afirma a contadora. O encontro foi encerrado com brincadeiras cantadas.
No dia 11 de abril, as Oficinas de Literatura do Projeto Agenda Cultural 2023 chegaram à Associação Atlética Guairense – AAG. Os 30 alunos das equipes 1 e 2 da escola de futebol participaram das contações das mesmas obras apresentadas para o Instituto Meninos de Ouro, em uma sessão com duração de uma hora e 35 minutos, também no período noturno. Participaram da contação pais e responsáveis pelos alunos, além do treinador Luiz Zubiolo Neto, responsável pelo projeto.
As ações integram o Plano Anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726, realizada pelo IORM e Ministério da Cultura.
