fechar
Evento

Mostra Cultural de Artes Integradas Integrartes Sonhos encerra as apresentações em Guaíra e Orlândia

O Espetáculo Sonhos chegou a Guaíra e Orlândia, encerrando a turnê regional que também incluiu apresentação no município de Miguelópolis.

No dia 11 de setembro, a quadra da Escola Estadual Padre Mario Lano ficou pequena para a plateia formada por alunos, professores e colaboradores que assistiu ao espetáculo.

A Diretora da Escola, Geisa Japolla Israel, informou que cerca de 270 crianças do primeiro ao quinto ano, com idades entre seis e dez anos assistiram ao espetáculo. “Gostaram tanto que nem piscaram durante a apresentação”, comentou a diretora. No dia 16, a apresentação aconteceu na quadra da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube. Educadores, alunos e colaboradores aplaudiram entusiasmados os bailarinos.

No dia 13 de setembro, foi a vez dos alunos, educadores e colaboradores da Escola Professora Alcineia Gouvea de Freitas de Orlândia receberem o espetáculo. A apresentação contou com a participação de Célia Regina Leite, Presidente do Centro de Desenvolvimento Social Arte pela Vida, entidade proponente do Projeto.

Todos esses locais foram adaptados para assegurar acessibilidade para o público.

A Mostra Cultural realizada pelo Centro de Desenvolvimento social Arte pela Vida, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura com o apoio e parceria do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

As apresentações artísticas culturais nos municípios de Miguelópolis, Guaíra e Orlândia, foram resultantes do trabalho realizado nas Oficinas de Artes Integradas abrangendo as modalidades de dança, artes cênicas, música, literatura, artes plásticas e convivência social.  As apresentações foram abertas ao público com entrada gratuita.

Processo criativo

Transportando Sonhos. Esta frase deu origem ao nome da Mostra Cultural “Sonhos”, que traz uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Da arte que busca libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, para a expressão do mundo do inconsciente e dos sonhos.

A apresentação resulta do levantamento e registro dos sonhos reais dos alunos e da equipe de professores das Oficinas de Artes Integradas. Tudo começou com o laboratório de criação de vídeos feitos pelos professores. Os alunos demonstraram vivo interesse pelos vídeos e passaram a reconhecer que a identidade e sonhos dos professores contribuem na construção do espetáculo.”, conta a diretora Artística da Usina da Dança, Valéria Pazeto.

Relatando o processo de Criação da Mostra Sonhos, Valéria  conta que o “espetáculo Sonhos, plástico e híbrido, foi criado a partir da metodologia multirreferencial que permeia integração, diversidade, colaboração, complexidade, arte educação, educação somática, intertransdiciplinariedade, subjetividade e poética, mesclando habilidades técnicas sensíveis e criativas a partir das linguagens das artes: música, artes plásticas e literatura e das artes da cena: balé clássico, jazz, contemporâneo e teatro.”, afirma.

Ela lembra que o processo de criação foi feito de “momentos ricos de união e escuta”. O caminho foi o pensar juntos, somando habilidades, de maneira lúdica, em uma vivência envolvente e encantadora.

Investigação

O trabalho artístico em dança fundamenta sua criação nos processos investigativos das inquietações cotidianas dos alunos que são instigados a criarem suas próprias histórias, baseadas em obras artísticas já existentes.

Movimento que envolve as famílias e sociedade

O trabalho consolidou-se por meio de laboratórios participativos, que sensibilizaram professores e alunos, colocando-os em contato com os estudos de Freud e Jung. Como aporte teórico também abrangemos o conhecimento da Escola de Artes Surrealismo e como atua nas diversas linguagens: Artes Plásticas, Teatro, Cinema e Dança.

Outros laboratórios foram de escuta dos alunos e de produção de desenhos e colagens que expuseram sonhos coletivos e a partir da colagem e produção artística individual. Os desenhos produzidos deram início à criação compartilhada do roteiro do espetáculo, estruturação de uma história, divisão de coreografias, sugestões de figurinos, elementos cênicos, cenário…

O trabalho passou, então, a envolver todos os profissionais com a proposta do sentir prático de um processo criativo artístico, norteador e a metodologia das Oficinas de Artes Usina da Dança, por oferecer uma visão holística, poética, estética e ética que acredita na arte como potencial transformador e sensível do ser humano, e que acompanha o olhar contemporâneo que acontece mundialmente.

Deste processo criativo foi possível pensar como os caminhos e possibilidades se tornam mais importantes do que simplesmente o produto final; como necessitamos despertar, estimular e reafirmar sempre nossa capacidade criadora. Cada espectador contribui com o espetáculo que irá compor a Mostra, trazendo sua interpretação única e particular, diretamente ligada às suas vivências, experiências sensíveis e sinestésicas, memórias e cultura.

“Nada é mais importante hoje em uma ação sociocultural do que saber ouvir e foi exatamente isso que o projeto fez”

“Em nome do Centro de Desenvolvimento Social Arte pela Vida, proponente deste projeto que tem como grande fruto o Espetáculo “Sonhos…” venho manifestar nossa imensa gratidão em fazer parte de tudo isso. Nada é mais importante hoje em uma ação sociocultural do que saber ouvir e foi exatamente isso que o projeto fez. Ouviu as vozes dos corações e transformou em espetáculo, em beleza, em sentimento.

Aos queridos amigos e parceiros nossa gratidão a todos por acreditar no sonho. Aos professores, técnicos, funcionários, pais e colaboradores nosso abraço mais sincero. O Projeto Integrartes não visou apenas a integração das artes, mas a integração das diversas instituições envolvidas sejam elas públicas e privadas. Por fim, gostaria de agradecer aos artistas:  crianças, jovens e adultos que, ao contar seus sonhos, reacenderam em nós os nossos.

Os mais sinceros parabéns e aplausos de toda plateia!

Célia Regina Leite
Presidente do Centro de Desenvolvimento Social Arte pela Vida

Tags: destaque

Deixar uma resposta