fechar
Cultura

Mostra Cultural Mercado do Bem trará trabalhos manuais exclusivos e apresentações artísticas

Mostra Cultural – Mercado do Bem

O Castelinho abrirá suas portas nos dias 21 e 27 de novembro para receber a Mostra Cultural Mercado do Bem, que traz ao público os trabalhos manuais desenvolvidos pelas voluntárias do Ateliê do Bem nas cidades de Orlândia, Guaíra e Ipuã.

Este ano a Mostra traz a coleção, com pérolas, motivos náuticos e também imagens de santos. As peças são exclusivas, diferenciadas. Nenhuma delas se repete. Os bordados finos traduzem a melhor tradição cultural da região. Há peças para todos os bolsos, de lembranças a toalhas eternas para enxoval, uma oportunidade de transmissão para as gerações futuras da tradição em pontos de bordado e crochê.

Cerca 120 participantes fazem parte do Ateliê do Bem, voltado para o aproveitamento das vocações regionais, a preservação da cultura local, a formação de uma mentalidade empreendedora, a capacitação e a promoção de um bem-estar emocional.

“Nossas voluntárias são hábeis no ponto cruz, ponto ilhós e vários tipos de bainha na talagarça ou étamine”, afirma a coordenadora do Ateliê do Bem e do grupo de voluntárias do IORM, Vanessa Salomão Scanavez, que pessoalmente participa das atividades das voluntárias.

Em Ipuã as voluntárias se reúnem na Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, em Orlândia, as aulas acontecem no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça e em Guaíra as atividades são desenvolvidas no Centro Cultural Colorado

A Mostra começa sempre a partir das 19 horas. É uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Pazeto & Bonato Ltda., com apoio do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e patrocínio do Grupo Colorado, Expresso Nepomuceno, Usina Santa Fé, Grupo Aguetoni, Mefsa e Power Tractor. Projeto realizado através do Programa de Ação Cultural – Proac/ICMS.

Deixar uma resposta