fechar
Cultura

NATAL CRIATIVO
Mais de 2.500 pessoas assistiram ao Mágico de Oz no Castelinho de Orlândia

Usina da Dança apresenta seu encantador o Mágico de Oz no Castelinho de Orlândia

Aplausos, emoção, reconhecimento. Os bailarinos da Usina da Dança e Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça receberam todo o carinho do público que lotou as instalações do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça – o Castelinho, na tournée iniciada no dia 21 de novembro e que prosseguiu, em Orlândia até o dia 27 de novembro.

Foi uma superprodução que levou ao palco, somente em Orlândia 250 bailarinos, que apresentaram 40 coreografias inéditas, encenadas em dois atos. O espetáculo foi construído por muitas pessoas, como as figurinistas e costureiras Márcia Aparecida Cruz Sacco, Natali Kato Ericson, Raquel de Fátima Moreira da Silva o maquiador Marcos Pavel, fundamental para a caracterização das personagens.

Digna dos grandes circuitos de dança. A apresentação de O Mágico de Oz no Natal Criativo 2016 traz a Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça em grande forma.

Palco, iluminação, figurinos, maquiagem impecável, e claro, música, coreografia, a desenvoltura e técnica dos bailarinos, tudo conspirou para a beleza do espetáculo surpreendente. A Usina da Dança e Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça criou com maestria, criatividade e personalidade a sua versão para o Mágico de Oz.

O espetáculo é o produto de um ano de muito trabalho para alunos e educadores da Usina da Dança, que de forma conjunta constru- íram os personagens. Os alunos da Usina da Dança, com idade a partir de oito anos participaram das aulas de ballet, jazz, dança contemporânea, teatro e literatura.

Muito mais do que uma apresentação

boletim-atitute-25112016-fotos-espetaculo-magico-oz-24-novembro-castelinho-22

“Esta apresentação do Natal Criativo pela Usina da Dança e Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça é uma concretização da proposta de desenvolvimento humano e técnico dos alunos, no longo percurso de 12 meses de aulas e dos últimos 11 anos de existência do Instituto Oswaldo Ribeiro de Medon- ça – IORM”, destacou o gerente executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli, na abertura do evento.

“Nós do IORM também aprendemos. Entendemos que são importantes nossas ações conectadas a uma política de educação integral. É preciso ter o olhar para o indíviduo, e entender que essa pessoa precisa ter acesso à subjetividade, que pode ser acessada por meio da arte e da cultura”, afirmou.

Ele enfatizou que o IORM tem compromisso com um modelo de educação mais horizontalizado, que avança em relação à estrutura atual estabelecida numa visão hierárquica entre quem sabe mais e quem sabe menos.

“Todos aprendemos quando investimos no relacionamento entre aluno, escola, família, Instituto”, finalizou.

“A cada dia de apresentação a expectativa é a mesma de quando pisamos pela primeira vez no palco. Nossa responsabilidade aumenta”, destacou a coordenadora artística da Usina da Dança, Valéria Pazeto minutos antes da primeira apresentação do Natal Criativo em Orlândia.

“Há um espetáculo muito grande acontecendo atrás das cortinas”

Espetáculo Mágico de Oz apresentado no Castelinho

“Estamos com o coração extremamente grato pela oportunidade de estar com vocês e viver tudo isso e também de levar um pouco de nossa experiência com Deus que é a nossa missão e a nossa alegria. De poder, todos os dias, rezar junto com a Usina da Dança e sentir o desejo de cada um de dar o melhor de si de amar essa criançada. De sentir a alegria da criançada de sentir esse amor através da arte. Há um espetáculo muito grande acontecendo atrás das cortinas e a gente sentiu isso também. Sempre vocês poderão contar com a Comunidade Recado para o que precisar, estaremos sempre à disposição. Porque o que nos une é um grande cuidado de Deus que nos apresentou no momento certo e não romperá esses laços por nada. Em breve nos encontraremos em Miguelópolis. É muito bom ver a maternidade espiritual da instituidora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, com cada um dos que estão lá, que perpassem seus filhos.”

As palavras são do maquiador Marcos Pavel que gentilmente assinou de forma voluntária a maquiagem e caracterização dos personagens principais: Dorothy, Totó, Espantalho, Homem de Lata, a Bruxa e o Leão. Quem assistiu pode conferir a qualidade dramática da maquiagem cênica, que foi fundamental para que os bailarinos “vestissem” seus personagens. Seu trabalho artístico foi acompanhado por muita fé.

Foi ele o responsável pela preleção e preces que reuniam os bailarinos e equipe técnica do IORM antes de cada espetáculo, levando uma mensagem de autoestima para cada um.

Frases de Pavel: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”

“Todo mundo aqui está aprendendo. Quem sabe muito da técnica e dos passos, talvez ainda não saiba como cuidar do público, como sorrir para a plateia.”
“Deus sonha que sejamos felizes. Quem ama e é feliz não faz mal a ninguém”

Na plateia

“Estou encantada com a estrutura do Natal Criativo. Vim até aqui para assistir o espetáculo e trazer o meu abraço à direção do IORM e toda a equipe. É um grande acontecimento para Orlândia, município que tem na dança uma de suas mais importantes expressões culturais.” Marilda Alves de Andrade, futura secretária de Cultura do Município de Orlândia, professora de balé há 48 anos.

Deixar uma resposta