fechar
Geração de renda

Nova turma de Auxiliares de Confeitaria é certificada em Guaíra pela parceria IORM e Senac Barretos

WhatsApp Image 2023-05-29 at 13.40.28

Uma turma de 15 alunos recebeu o certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Confeitaria, oferecido gratuitamente em Guaíra pela parceria firmada entre o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e o Senac Barretos.

A entrega dos certificados aconteceu no Centro Cultural Colorado, no dia 24 de maio, com as presenças das docentes do Senac Barretos, Terezinha de Lima Meirinhos, Daniela Amador Bastos e Bárbara Gil Viana, responsável pelo curso.

Desde 26 de novembro de 2022, a turma frequentou as aulas realizadas no período da noite, sempre às segundas, quartas e quintas-feiras. A oferta de aulas no período noturno tem uma razão especial: assegurar a oportunidade de frequentar o curso para aquelas pessoas que trabalham durante o dia.

Os concluintes, com faixa etária entre 20 e 65 anos e ensino fundamental completo, participaram de 200 horas aulas divididas em cinco unidades de conteúdo. Receberam orientações preciosas para sua vida profissional, que vão desde a organização do ambiente de trabalho, normas legislativas, controle e organização de estoques, boas práticas de manipulação de alimentos, até a produção de alimentos propriamente dita.

As aulas orientaram, ainda, sobre o pré-preparo das bases da confeitaria, como massas, recheios, cremes, caldas, geleias, coberturas, considerando a estética, documentos orientadores e as boas práticas para serviços de alimentação. Trabalho em equipe e criatividade também fizeram parte do currículo, levando os alunos a trabalharem de forma dinâmica e com grande aprendizagem, assimilando os conteúdos abordados e com enriquecedoras discussões  em grupo.

Foi, também, um chamado à responsabilidade relacionada a tudo o que envolve a produção de alimentos que serão comercializados e consumidos por pessoas que confiam no trabalho do auxiliar de confeitaria. Além disso, os alunos puderam trocar experiências pessoais e profissionais entre si e, assim, se desenvolver tanto individualmente quando em equipe.

Receitas com milho e mandioca

“A função do auxiliar de confeitaria vai além da execução de doces já existentes. O curso trouxe um novo olhar para a área da gastronomia. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas, utensílios, equipamentos e receitas que não haviam tido contato antes do curso. Juntos criaram preparações a partir das aulas de criatividade e do projeto que desenvolveram. Hoje os alunos percebem que é necessário dominar uma gama de habilidades e competências para se destacar no mercado de trabalho. O curso foi fundamental para o desenvolvimento pessoal de cada um.”, destaca a docente responsável.

Os alunos também venceram o desafio de fazer a releitura de receitas tradicionais, projetando a confeitaria do futuro, propostas pelo Projeto Integrador. Eles prepararam, de modo inovador, receitas utilizando ingredientes típicos de Guaíra, como o milho e a mandioca. Depois de várias tentativas e ajustes, demonstrado constância e obstinação, deram origem ao brigadeiro de milho, como alternativa ao tradicional e uma receita de pudim de mandioca, substituindo o leite condensado no preparo.

“Os cursos promovidos pela parceria IORM e Senac Barretos oferecem as ferramentas necessárias para a formação deste novo profissional, que com criatividade, empreendedorismo, iniciativa e técnica, abrem novos espaços no mercado de trabalho. Esse é o papel do Instituto: o de contribuir para o desenvolvimento sustentado de nossa comunidade, criando oportunidades de trabalho e renda”, concluiu a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta