fechar
Agenda Cultural

Núcleos do IORM receberam visita da Orquestra Portuguesa de Berimbau

Os núcleos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM nos municípios de Orlândia, Guaíra, Miguelópolis e Ipuã receberam uma visita ilustre nos dias 12 e 13 de setembro: a Orquestra Portuguesa de Berimbau.

Os artistas portugueses Delfina Cortês Henriques, Cátia Sofia Rodrigues de Sousa, Antônio Marcos Ferreira Veríssimo, João Alexandre Lopes de Oliveira, Fernando Adriel de Oliveira Queiroz, Paulo Henrique Barbosa Souza Chagas, foram recebidos pela coordenadora artística do IORM, Valéria Aparecida Pazeto e pelo gerente do Instituto, Rafael Albuquerque Braghiroli e fizeram apresentações com 45 minutos de duração junto aos alunos.

No dia 12, a Orquestra Portuguesa de Berimbau esteve  no núcleo do Instituto ORM em Ipuã para uma apresentação junto a alunos, colaboradores e educadores do Instituto e da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça. O período da tarde foi reservado para a Oficina realizada no núcleo do IORM Orlândia.

No dia 13, o grupo visitou no período da manhã o núcleo do IORM em  Guaíra e realizou apresentação junto aos alunos, colaboradores e educadores. No período da tarde realizou oficina no núcleo do IORM de Miguelópolis.

Ainda em Guaíra, os artistas conheceram a produção de açúcar e etanol, atividade econômica de expressão na região nordeste do Estado de São Paulo. A Usina Colorado abriu suas portas na tarde de 13 de setembro, para o grupo.

Na Usina, os artistas tiveram a oportunidade de entender o longo caminho percorrido pelo açúcar, da chegada da matéria-prima à indústria onde é transformada em produto valioso.  Visitaram também o armazém que acondiciona o produto até sua expedição.

Os integrantes da Orquestra Portuguesa de Berimbau estiveram acompanhados pela coordenadora artística do IORM, Valéria Aparecida Pazeto e foram recebidos pela supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho. O coordenador Industrial da Usina Colorado, Paulo Carvalho e o supervisor de qualidade de matéria prima, Denis Fernando Sousa Mendes deram as boas-vindas aos visitantes. Maria Inês contou aos visitantes sobre a visita que recentemente fez ao país, destacando os laços culturais e históricos que unem os dois países. Durante a visita, o grupo foi acompanhado pelo supervisor de Processo Industrial, Reginaldo Barbosa.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Portuguesa de Berimbaus é um projeto inédito em Portugal que desenvolve a sonoridade do Berimbau na sua linguagem contemporânea. O projeto atua de forma prática e teórica, fora do ambiente tradicional do Berimbau. Nas atividades musicais são utilizadas composições autorais de cunho didático, feitas para o projeto, que são trabalhadas semanalmente com os integrantes, em Lisboa.

A presença nos núcleos do IORM foi parte da programação dos músicos durante sua passagem pelo interior de São Paulo e sul de Minas Gerais em setembro, para uma agenda recheada de apresentações musicais, workshops e exposições de pesquisas. O projeto Orquestra Portuguesa de Berimbaus também foi apresentado ao projeto no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto – USP e na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. O projeto tem o apoio da Direção Geral das Artes – República Portuguesa e da Câmara Municipal de Lisboa.

Segundo os músicos, em Lisboa, o projeto acolhe pessoas interessadas em aprender e experenciar essa atividade musical, sejam praticantes ou não-praticantes de música. Nos encontros semanais são trabalhadas peças musicais de cunho pedagógico escritas para o projeto e que conduz os participantes para o aprendizado de leitura musical e vivência do ambiente orquestral com o uso do berimbau.

Em 2021, as atividades do projeto chegaram à prestigiada Musikhochschule Münster, University of Münster, Alemanha, através da Creative Europe – Programa de fundos para a cultura da União Europeia.

Tags: destaque
Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta