
A equipe formada por 11 profissionais do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – ORM, que integra as Oficinas de Artes Usina da Dança participou da oficina de capacitação em Acessibilidade Cultural e Comunicação Acessível a cargo da áudiodescritora Bell Machado. Com duração de três horas, a Oficina online foi realizada no dia 17 de maio.
Para que todos tenham acesso à informação de forma clara e objetiva, a comunicação precisa ser acessível e inclusiva, sem barreiras, na expressão oral, escrita, no acesso aos conteúdos em papel, audiovisuais e virtuais. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência visual ou intelectual, déficit de atenção, dislexia e para idosos com baixa acuidade visual. Por meio da descrição das imagens em palavras, a técnica amplia o entendimento da narrativa e das linguagens artísticas. Também é capaz de ampliar o repertório de imagens e informações e contribui para o a formação de novas relações simbólicas, tão fundamentais para as artes.
“Trabalhar uma comunicação inclusiva requer pensar em formatos e recursos que levem em consideração a diversidade de pessoas, que tenham ou não deficiência. A comunicação acessível estabelece a oportunidade para todo e qualquer cidadão ter acesso ao conhecimento, à informação. Permite ao deficiente auditivo fazer uso de um interprete de libras, possibilita ao deficiente visual as leituras em braile.”, destacou a coordenadora artística do IORM, Valéria Pasetto.
O mapeamento das diferentes demandas de trabalho na esfera da acessibilidade cultural foi o ponto de partida da Oficina que sensibilizou os participantes sobre complexo trabalho de inclusão social, que permite que conteúdos culturais em espaços públicos possam ser acessados por todos os públicos.
“Por meio de uma argumentação baseada em pesquisas nas áreas da educação inclusiva, cinema, filosofia e artes, os encontros contaram com apresentações de materiais acessíveis das diversas linguagens artísticas.”, destaca Valéria
Entre os tópicos abordados pela Oficina, destaque para a introdução às noções da audiodescrição; as normas técnicas da audiodescrição; a exibição de material em audiovisual e a conceituação de acessibilidade cultural.
A ação de capacitação integra o plano de acessibilidade do Projeto Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726, realizado pelo IORM e Ministério da Cultura, visando a capacitação da equipe de profissionais para o atendimento e garantia de acessibilidade dos conteúdos ofertados nas Oficinas de Artes às pessoas portadoras de deficiências visuais e com espectros, síndromes ou doenças.
