fechar
Agenda Cultural

Oficinas de Literatura finalizam suas ações com muito sucesso

atividades da biblioteca 3

As Oficinas de Literatura encerram neste mês de dezembro as ações propostas no Plano Anual Agenda Cultural 2022, iniciadas no mês de março e finalizadas neste mês de dezembro com grande impacto no público infanto juvenil. As Oficinas foram executadas no espaço da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento localizada no Centro Cultural, sede do Instituto ORM em Guaíra. Atenderam 73 crianças e adolescentes integrantes das Oficinas de Artes Usina da Dança, organizadas em 5 turmas, por meio da oferta de uma intensa programação oferecida 1 vez na semana durante 50 minutos.

Estes encontros tornam dinâmicos o espaço da biblioteca “Energia do Conhecimento” porque desenvolvem ações com foco em Literatura, na intensificação do acesso e incentivo à leitura, buscando  desenvolver as habilidades de leitura, da expressão oral, escrita e criatividade, ao mesmo tempo que estimula o exercício da cidadania e o protagonismo social, bem como o desenvolvimento do potencial criativo e as expressões artísticas., explica a elaboradora  de projetos Janaína Amadeu .

Entre as atividades compartilhadas, durante os meses de novembro e dezembro foram promovidas roda de leitura, atividades de pintura, dinâmicas, debates, cartas, entrega de certificados, jogos e brincadeiras.

 Reforçando a missão de estimular a leitura e de formar novos leitores, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento manteve o empréstimo de livros para os beneficiários dos projetos do Instituto ORM e para a comunidade guairense.

Leituras compartilhadas despertam o interesse das crianças 

No mês de novembro foi trabalhado com as turmas da  manhã e da tarde , temas como :  consciência negra, por meio de atividades de roda de leitura, pintura e dinâmicas de reflexão.

No primeiro encontro foi realizado roda de leitura compartilhada e debates a partir do conteúdo abordado no livro O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira, que retrata a história de uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. E também apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”.

No segundo encontro foi entregue para as alunas o desenho em branco da personagem Tayó , e proposto para elas criarem adereços para o cabelo de Tayó a partir do repertório apresentado pela personagem e a sua auto identificação.

No terceiro encontro foi proposto aula livre onde as alunas tiveram a oportunidade de escolher os livros a partir do seu interesse e realizar a leitura individual ou com os amigos.

No quarto encontro foi apresentado na roda de leitura o livro Menina bonita do laço de fita de Ana Maria MachadoO livro apresenta um coelho branco que se encanta com uma menina negra, que usava um laço de fita e tenta descobrir como faz para ser negro como ela ou ter filhos negros lindos como ela. No final, o coelho se casa com uma coelha preta, e tem um monte de filhinhos pretos e brancos.

Dando sequência às atividades da Biblioteca Energia do Conhecimento, no dia 24 de novembro foi realizado no Salãozinho do Instituto ORM a entrega de 80 certificados para os leitores do ano, que receberam também uma medalha e um mimo como símbolo oferecido pela Biblioteca Energia do Conhecimento. Os leitores que receberam certificados são os alunos  das Oficinas de Artes Usina da Dança e a comunidade de Guaíra. O evento contou com a participação dos pais dos alunos, quando foi homenageada a leitora  Maria Eduarda Watanabe Lima de 7 anos, que leu 245 livros.

No mês de Dezembro foram realizados dois encontros com as turmas dos períodos matutinos e vespertinos . No primeiro encontro as alunas trocaram livros, fizemos roda de leitura com o livro O macaco Danado de Julia Donaldson. Depois da leitura fizemos um debate onde as alunas falaram de questões semelhantes com a do macaco danado. No segundo e último encontro foi uma aula livre cheia de jogos e brincadeira , reporta a contadora de história Tia Teka .

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta