fechar
Usina da Dança

Para a Usina da Dança Páscoa é tempo de profundas reflexões nos quatro polos do Projeto

Para a Usina da Dança Páscoa é tempo de profundas reflexões nos quatro polos do Projeto

“Quem somos? O que representamos? Como agimos mediante as situações que vivenciamos? Como lidamos com cada uma delas?”, essas foram algumas das reflexões vivenciadas pelos alunos da Usina da Dança, projeto que o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia, durante a celebração da Semana da Páscoa.

A equipe psicossocial da Usina da Dança, formada por psicóloga, assistentes sociais e pedagogas, mediaram as dinâmicas dos grupos de convivência e socialização por meio da metodologia da Pedagogia da Roda.

“Essa pedagogia da roda privilegia o diálogo e a não-exclusão. A matéria-prima de todo o processo de aprendizagem são as pessoas – seus saberes, fazeres e quereres. Sabemos que a educação é algo que só acontece no plural”, destacou a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

Os encontros grupais, compostos por dinâmicas e reflexões proporcionaram aos alunos questionamentos e o aprofundamento sobre o “nós” enquanto seres humanos e seus sentimentos.

“Este espaço de aprofundamento objetivou estimular sentimentos de perdão, resignação, renascimento conosco e com o outro próximo de nós, incentivando a manter atitudes mais positivas e um olhar mais de esperança mediante todas as situações”, afirmou a psicóloga Chayene Moraes do Polo Orlândia.

Ao final da semana de intensos e profundos trabalhos, os alunos receberam lembranças que marcaram a passagem da Páscoa.

Deixar uma resposta