fechar
Geração de renda

Para despertar novos empreendedores, parceria Sebrae, IORM e Prefeituras de Guaíra e Ipuã promovem cursos gratuitos

IMG_0175

Um total de 33 participantes concluíram os dois cursos realizados pela parceria Sebrae, IORM, Prefeitura de Guaíra e Senai Franca nos meses de fevereiro e março.

O primeiro curso para auxiliar de Confeitaria reuniu 12 participantes.  Já o segundo   curso, sobre Fabricação de ovos de páscoa e bombons reuniu 16 alunos. Ambos os cursos, promovidos pelo Programa Empreenda Rápido do Sebrae, representaram chances concretas de geração de renda por meio da produção e comercialização de doces.

Além da produção artesanal de alimentos, os cursos trouxeram oportunidade de desenvolver competências para realizar controles financeiros e formas de comercializar esses produtos. O resultado dos cursos, sob comando da chefe Maria Madalena de Paula, foi a produção de receitas primorosas, de encher os olhos e fazer salivar, graças às decorações bem cuidadas.

Os cursos foram dirigidos a microempreendedores individuais e para quem deseja empreender e iniciar um negócio no ramo.

As participantes estiveram reunidas durante 20 horas de duração dos cursos oferecidos na cozinha piloto do Centro Cultural Colorado, núcleo do IORM em Guaíra. O primeiro curso, foi realizado de 1º a 23 de fevereiro e o segundo, nos dias, 1º, 2, 6, 7 e 8 de março.

“As alunas entenderam a seriedade do Programa e dedicaram-se para extrair o melhor de cada encontro. Vale dizer que a parceria ofertou um curso a custo zero para as participantes. Porém, se fossem cobradas a tutoria da chef responsável  e as matérias primas utilizadas em cada receita, o valor a ser repassado para cada aluna ultrapassaria os R$ 500,00.”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Guedes Moreira de Carvalho, que acompanhou a evolução das participantes. “A melhor forma de nossa cidade retribuir e fortalecer esta importante parceria que traz cursos tão valiosos, é participando de verdade de nossas iniciativas”, afirmou.

Oportunidade

O Empreenda Rápido é o maior projeto de empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda do país. Uma grande parceria do Governo de SP com o Sebrae-SP, que tem como objetivo oferecer em um só lugar tudo o que o empreendedor, o empreendedor informal e o futuro empreendedor precisa para abrir, regularizar ou ampliar seu negócio.

Desde o mês de outubro, o Programa já realizou oito cursos nos polos IORM Guaíra e Ipuã. Em Guaíra, foram promovidos os cursos Seja um Empreendedor com Atitudes Certeiras; Seja mais Seguro nas Decisões da Sua Empresa com Inteligência Emocional; Fabrique e Venda Panetones Natalinos; Fabricação de Produtos de Confeitaria e Fabricação e Venda de Bombons e Ovos de Páscoa. Os cursos reuniram um total de 112 alunos.

Desde o ano passado, a parceria Sebrae e IORM também foi responsável pela promoção de dois cursos em Ipuã, ambos com o tema Seja Mais Seguro nas Decisões de Sua Empresa com Inteligência Emocional. Realizados no mês de outubro, os cursos reuniram duas turmas que somaram 39 alunos.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta