fechar
Geração de renda

Parceria IORM Senac Barretos certifica concluintes do Curso de Capacitação para Cuidador de Idoso

001

A parceria entre o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e o Senac Barretos certificou 14 alunos  que concluíram o curso de Capacitação para Cuidador de Idoso.

Para conquistar o certificado, os alunos assistiram a 162 horas aula, oferecidas  de 24 de outubro de 2022 a 17 de abril de 2023 nas dependências do Centro Cultural Colorado, sede do IORM em Guaíra, nas noites de segunda, quarta e quinta-feira.

Foi uma verdadeira maratona para a conquista de conhecimentos e técnicas fundamentais para o cuidar de pessoas na Terceira Idade. Com faixa etária entre 27 e 61 anos, 90% dos alunos encontram-se empregados. Dos quais, mais da metade já atua como cuidador de idoso. Há ainda o caso de uma aluna que atua na área há mais de 20 anos.

“Atualmente, 14% da população brasileira possui 65 anos ou mais. A expectativa é de que  em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. E esses idosos terão que ser dignamente cuidados. O IORM está atento às demandas da comunidade porque é justamente aí que está a necessidade de contratação de profissionais e, portanto, as novas oportunidades de trabalho”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho que participou da solenidade de entrega dos certificados.

Muitos aprendizados

Durante as aulas os alunos aprenderam sobre cuidados com a pessoa idosa, em relação ao seu bem-estar, higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade física, emocional e social.

Com a qualificação, os alunos estão aptos a atuarem na promoção do envelhecimento saudável e  ativo, considerando a diferença nos processos de velhice e as orientações da equipe multiprofissional. Poderão contribuir para um menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a ética, a convivência social e familiar e a independência e autonomia do idoso.

O primeiro módulo do curso, com 60 horas, formou pessoas aptas a estimular a independência e autonomia do idoso em suas atividades de vida diária. O segundo módulo, composto por 84 horas aula, capacitou os alunos a cuidarem dos idosos em suas atividades de vida diária e as 18 horas restantes do terceiro módulo foi para o  Projeto Integrador Cuidador de Idoso.

O projeto integrador sistematizou os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o desenvolvimento do curso, além de oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Os enfoques dos temas abordados durante todo o programa tiveram como base o  Estatuto do Idoso, a  Política Municipal do Idoso, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

O curso abordou a Política Nacional de Humanização que define as diretrizes do acolhimento. Também combateu preconceitos, mitos e estereótipos e abordou as dimensões da espiritualidade e valores culturais; trabalho e aposentadoria e aspectos da sexualidade na velhice.

Foi um panorama completo sobre questões relacionadas ao envelhecimento e a relação do cuidador com a equipe multiprofissional obrigatoriamente envolvida na atenção ao idoso.

Os novos profissionais foram estimulados a desenvolver posturas fundamentais para o exercício do cuidado, como escuta ativa, paciência ativa, controle emocional, organização e planejamento, atuação ética como elo entre idoso,

família, sociedade e equipe multiprofissional. Os conteúdos relacionados aos cuidados em saúde foram bastante enfatizados: desde os primeiros socorros a cuidados paliativos.

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta