fechar
Educação

Parceria IORM Senac
Cursos de Capacitação gratuitos certificam 79 novos profissionais para o mercado de trabalho

Foi uma noite de celebração. Um total de 79 formandos receberam no dia 7 de abril, os certificados de conclusão dos quatro cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela parceria firmada entre o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e o Senac Barretos.

Alunos e familiares participaram da cerimônia com as presenças do gerente do Senac Barretos, Emersom dos Santos Melo, que ressaltou a importância da capacitação profissional para enfrentamento dos desafios do mundo do trabalho, cada vez mais complexo. O representante do Senac agradeceu pela oportunidade da parceria.

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça esteve representado pela coordenadora do Conselho, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho e pelo gerente Executivo Rafael Albuquerque Braghiroli. Entre todos os participantes o consenso de que o esforço foi válido. As aulas dos cursos de Capacitação de Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Escritório, Operador de Computador e Auxiliar de Escritório, foram desenvolvidas no período noturno, favorecendo a adesão daqueles que trabalham em horário comercial e sabem que é preciso investir no próprio currículo.

Além da conquista pessoal e profissional de cada um, o destaque ficou por conta do coquetel primorosamente preparado pelos alunos concluintes do curso de Auxiliar de Cozinha. Uma mesa farta com quitutes salgados e doces foi oferecida aos presentes. O menu incluiu receitas saborosas que fazem parte do Projeto Integrador, que abordam o aproveitamento integral de alimentos.

Mais sobre os Cursos:

CURSO DE CAPACITAÇÃO AUXILIAR DE COZINHA

O curso, iniciado em 29 de agosto de 2016, ofereceu aulas no período noturno, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras na cozinha piloto do Centro Cultural Colorado. Os 14 formandos participaram de um extenso programa preparou os novos profissionais, capacitando-os tecnicamente e gerencialmente para um novo momento em suas carreiras.

CURSO DE CAPACITAÇÃO AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

Um total de 16 alunos, entre 14 e 21 anos de idade, concluiu o curso realizado entre 29 de agosto de 2016 e 7 de abril de 2017 no Centro Cultural Colorado. As aulas aconteceram em perí­odo noturno, às segundas e quartas-feiras, e também as sextas-feiras nos meses de dezembro de 2016, janeiro e fevereiro de 2017. Ao todo, foram 160 horas aula.

Na opinião dos docentes, o curso promoveu o despertar a formação continuada na qual alguns alunos pontuaram a necessidade de realizar cursos como de informática, auxiliar de RH e até mesmo formação universitária demonstrando preocupação com o futuro, são criativos, demonstraram interesse em todas as ações desenvolvidas.

OPERADOR DE COMPUTADORES

A noite de 7 de abril foi de entrega de certificados para os 19 alunos que concluíram o curso de Operador de Computadores. As aulas, iniciadas em 29 de agosto de 2016, foram desenvolvidas na sede do Ceap – Consultoria e Engenharia de Avaliações e Projetos. A turma foi formada por alunos de 16 a 50 anos de idade. O curso aconteceu no período noturno, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS

Trinta alunos concluíram o curso Auxiliar de Recursos Humanos, oferecido pela parceria IORM Senac-Barretos, entre 29 de agosto de 2016 e 7 de abril de 2017, nas dependências do Centro Cultural Colorado, em Guaíra.

 

 

 

 

 

A turma de alunos do curso foi considerada heterogênea pelos docentes, quanto aos conhecimentos sobre gestão de pessoas. Havia alunos que já participaram de outros cursos na instituição, e outros que não estudavam há algum tempo, o que não impediu o desenvolvimento dos indicadores propostos pelo curso, apenas aumentou o desafio.

Os docentes trabalharam os tópicos por meio de exemplos práticos simulando o uso das diversas situações do dia a dia do departamento de recursos humanos de uma empresa, o que permitiu uma visão melhor quanto a utilização dos recursos e estratégias empresariais, também o desenvolvimento de um olhar mais crítico quanto aos processos e seus objetivos.

Deixar uma resposta