fechar
EducaçãoQualificação

Parceria IORM Senac forma novas turmas de Salgadeiros e Empreendedores de Pequenas Empresas

A noite de 5 de outubro pode ser o primeiro passo para um novo momento profissional na vida de onze alunas e alunos de Guaíra que concluíram os cursos de Salgadeiro e Empreendedor de Pequenos Negócios, oferecidos gratuitamente pela já histórica parceria firmada entre o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e o Senac Barretos.

Os 6 alunos formandos do curso de salgadeiro desenvolveram um trabalho lindíssimo baseado em Inovação. No decorrer do curso os estudantes perceberam que tinham algo em comum, todos eles sentiam falta de encontrar salgados diferenciados e com sabores fora do convencional no comércio local. A partir disso, decidiram utilizar a criatividade e conhecimento adquiridos no curso para criarem suas próprias receitas e inovar no ramo gastronômico de Guaíra.  Reconhecendo a sustentabilidade como um tema importante no ramo alimentício, e que na produção de alimentos por vezes há muita sobra e descarte indevido de ingredientes que poderiam ser reutilizados, os alunos desenvolveram um sabão em barra com o óleo que foi utilizado na fritura da coxinha de camarão. A turma conseguiu unir criatividade, inovação e sustentabilidade em um único banquete. 

As receitas criadas pelos estudantes chamaram a atenção dos convidados que tiveram o prazer de experimentar o cardápio composto por coxinha de mandioca com recheio de camarão, pão de abóbora cabotiá com recheio de carne seca e esfiha com recheio de lombo. 

Já as cinco alunas do curso de empreendedorismo apresentaram planos de negócio nas áreas de salão de beleza, depilação a laser, sorveteria e casa de bolo. Os planos foram desenvolvidos no decorrer do curso e contemplaram competências de marketing, RH, finanças, sustentabilidade e atitude empreendedora.


O Senac esteve representado pela docente Márcia Elias, das áreas de Administração e Negócios; Bárbara Gil Viana, docente da área de Gastronomia, Nutrição e Thiago Simão, docente da área de TI e  pela técnica educacional Denise Dantas.

“Nós do IORM gostamos de ver pessoas dando certo, avançando, conquistando novos espaços.”, destacou a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Tags: destaque

Deixar uma resposta