A parceria firmada entre o Senac Barretos e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, certificou 48 novos profissionais para atuarem nos ramos de Vendas, Recreação e Administração, aos concluintes dos cursos oferecidos.
Depois de terem cursado 160 horas aula, distribuídas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 19 às 22 horas, os jovens receberam o certificado atestando a conclusão do curso.
A cerimônia que reconheceu a dedicação dos novos profissionais, aconteceu na noite de 5 de agosto, no Centro Cultural Colorado, o Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra. Os cursos foram iniciados no dia 11 de março.
Vendas
O curso para Formação de Vendedores foi composto por quatro unidades curriculares, das quais três corresponderam às competências profissionais a serem desenvolvidas no curso, como Planejar e organizar ações de venda, Realizar a venda e Realizar ações de pós-venda. O último módulo, Projeto Integrador, os alunos venceram o desafio de desenvolver um projeto prático, com base na venda e exposição roupas e acessórios.
Todo o programa teve como ponto de partida os conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos temas propostos com base nos elementos das competências.
Confira os conteúdos transmitidos durante o curso
Unidade de Conteúdo 1: Planejar e organizar ações de venda.
- Identificar os stakeholders e as necessidades a serem atendidas conforme as ações de venda previstas.
- Pesquisar mercado de acordo com o planejamento estratégico.
- Preparar ações de vendas de acordo com as características dos clientes.
- Selecionar os recursos necessários às ações de vendas de acordo com as estratégias de marketing e comerciais.
Unidade de Conteúdo 2: Realizar a Venda.
- Comunicar-se utilizando a linguagem verbal e não verbal, e recepciona o cliente de acordo com seu perfil.
- Promover mercadorias, produtos e serviços, utilizando ferramentas de merchandising.
- Orientar nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com as necessidades dos clientes.
- Utilizar técnicas de venda na comercialização de mercadorias, produtos e serviços.
- Realizar e atualizar o cadastro com dados e informações do cliente, conforme procedimento estabelecido.
- Consultar a disponibilidade de serviços, mercadorias e produtos, de acordo com os procedimentos de controle de estoque.
- Organizar e elaborar documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Unidade de Conteúdo 3: Realizar ações de Pós-venda.
- Fazer mediação de conflitos e encaminha reclamações, sugestões e solicitações dos clientes ao setor responsável, considerando procedimentos estabelecidos.
- Realizar troca e devolução de mercadorias e produtos conforme legislação.
- Desenvolver ações de pós-venda a partir dos resultados de pesquisas de satisfação.
- Participar da realização de inventário físico, separando mercadorias e produtos.
Unidade de Conteúdo 4: Projeto Integrador.
- Adotar estratégias que evidenciam as marcas formativas do Senac na resolução dos desafios apresentados.
- Elaborar síntese do Projeto Integrador, respondendo às especificações do tema gerador.
- Apresentar os resultados do Projeto Integrador com coerência, coesão e criatividade, propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica da atuação profissional no segmento.
- Articular as competências do curso no desenvolvimento do Projeto Integrador.
Auxiliar Administrativo
Na noite de 5 de agosto, também foram entregues os certificados de aos 24 alunos que concluíram o curso de Qualificação Profissional Auxiliar Administrativo. Iniciado no dia 11 de março, o curso ofereceu 160 horas aulas, realizadas sempre às segundas, quartas e sextas, das 19 às 22 horas, favorecendo a participação de alunos que trabalham em horário comercial.
O curso qualificou profissionais para atuarem como auxiliares administrativos em diversos tipos de organizações, com pró-atividade, adaptando-se aos diversos modelos de gestão e executando as rotinas básicas das diversas áreas, a fim de apresentar um desempenho comprometido com a ética, a sustentabilidade e o próprio desenvolvimento, contribuindo com a obtenção de resultados que atendam às demandas corporativas.
Entre os eixos temáticos desenvolvidos durante o curso, destaque para perfil e papel do auxiliar administrativo; áreas e funções empresariais; rotinas básicas de escritório; ética profissional e relacionamento interpessoal
As aulas foram iniciadas com o resgate parte da história da Administração, por meio da exposição dialogada das principais teorias administrativas, provenientes de Taylor, Ford e Fayol. Sequenciamos com elaboração de arquivos e documentos, visando ao desenvolvimento de organização pessoal e profissional. O curso também abordou as principais estratégias de marketing e comunicação, passando por conceitos de vendas pessoais e empresariais.
Os alunos tiveram ainda acesso às competências relacionadas a Recursos Humanos, desde a concepção de currículos e vertentes de todo o processo seletivo, quanto a retenção e desenvolvimento de colaboradores, com escalonamento de cargos e salários. Logística e seus custos, aplicados tanto na vida pessoal quanto em cases profissionais e desenvolvimento de melhor controle de finanças foram temas abordados.
A turma inovou, realizando com a APAE de Guaíra campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores para doação para a entidade. A mobilização envolveu a comunidade guairense e a unidade do Senac Barretos.
Baseando-se nos conhecimentos adquiridos sobre custos logísticos, alunos organizaram todos os trâmites e custos de uma comemoração junina, realizada em conjunto com as demais turmas no Centro Cultural Colorado, sede do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra, que também foi o local das aulas.
Profissional Recreador
Pela primeira vez na história da parceria Senac Barretos e IORM, Guaíra recebeu o curso Profissional Recreador. Um total de 14 alunos receberam o certificado de conclusão na noite de 5 de agosto que foi muito festiva , uma vez que o grupo apresentou uma peça teatral .
O curso preparou profissionais para elaborarem e executarem atividades recreativas, lúdicas e pedagógicas que estimulam a integração social e o desenvolvimento pessoal desinteressadamente, e que são capazes de promover programações diversificadas de lazer e entretenimento, destinadas a diferentes tipos de público.
A aluna Elisângela Machado da Silva , descreve o significado do curso : “A importância do curso de RECREADOR em minha vida!! A oportunidade de fazer esse curso fez toda diferença em minha vida, não somente pela aprendizagem, mas também por nos proporcionar a interação social entre os colegas, beneficiando para que nos tornássemos cada vez melhores e companheiros. Os conhecimentos adquiridos colocaremos em prática, seja na aula de Educação Física, em uma brincadeira em família, em algum evento festivo… esse curso fez a diferença mesmo, nos tornamos seres mais alegres e felizes. Só tenho a agradecer por todos momentos mágicos que vivemos”
De acordo com os docentes responsáveis pelo curso, as atividades foram desenvolvidas de forma progressiva com simulações de casos permeando o desenvolvimento de atividades de recreação conforme os interesses do lazer, características do público-alvo, inclusão e acessibilidade, espaço de lazer e modalidades de atividades recreativas. Além do desenvolvimento de técnicas e práticas de recreação.