fechar
Educação

Parceria Senac e IORM formam 48 novos profissionais nas áreas de vendas, recreação e administração

A parceria firmada entre o Senac Barretos e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, certificou 48 novos profissionais para atuarem nos ramos de Vendas, Recreação e Administração, aos concluintes dos cursos oferecidos.

Depois de terem cursado 160 horas aula, distribuídas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 19 às 22 horas, os jovens receberam o certificado atestando a conclusão do curso.

A cerimônia que reconheceu a dedicação dos novos profissionais, aconteceu na noite de 5 de agosto, no Centro Cultural Colorado, o Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra. Os cursos foram iniciados no dia 11 de março.

Vendas

O curso para Formação de Vendedores foi composto por quatro unidades curriculares, das quais três corresponderam às competências profissionais a serem desenvolvidas no curso, como Planejar e organizar ações de venda, Realizar a venda e Realizar ações de pós-venda. O último módulo, Projeto Integrador, os alunos venceram o desafio de desenvolver um projeto prático, com base na venda e exposição roupas e acessórios.

Todo o programa teve como ponto de partida os conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos temas propostos com base nos elementos das competências.

Confira os conteúdos transmitidos durante o curso

Unidade de Conteúdo 1: Planejar e organizar ações de venda.

  1. Identificar os stakeholders e as necessidades a serem atendidas conforme as ações de venda previstas.
  2. Pesquisar mercado de acordo com o planejamento estratégico.
  3. Preparar ações de vendas de acordo com as características dos clientes.
  4. Selecionar os recursos necessários às ações de vendas de acordo com as estratégias de marketing e comerciais.

Unidade de Conteúdo 2: Realizar a Venda.

  1. Comunicar-se utilizando a linguagem verbal e não verbal, e recepciona o cliente de acordo com seu perfil.
  2. Promover mercadorias, produtos e serviços, utilizando ferramentas de merchandising.
  3. Orientar nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com as necessidades dos clientes.
  4. Utilizar técnicas de venda na comercialização de mercadorias, produtos e serviços.
  5. Realizar e atualizar o cadastro com dados e informações do cliente, conforme procedimento estabelecido.
  6. Consultar a disponibilidade de serviços, mercadorias e produtos, de acordo com os procedimentos de controle de estoque.
  7. Organizar e elaborar documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.

Unidade de Conteúdo 3:  Realizar ações de Pós-venda.

  1. Fazer mediação de conflitos e encaminha reclamações, sugestões e solicitações dos clientes ao setor responsável, considerando procedimentos estabelecidos.
  2. Realizar troca e devolução de mercadorias e produtos conforme legislação.
  3. Desenvolver ações de pós-venda a partir dos resultados de pesquisas de satisfação.
  4. Participar da realização de inventário físico, separando mercadorias e produtos.

Unidade de Conteúdo 4: Projeto Integrador.

  1. Adotar estratégias que evidenciam as marcas formativas do Senac na resolução dos desafios apresentados.
  2. Elaborar síntese do Projeto Integrador, respondendo às especificações do tema gerador.
  3. Apresentar os resultados do Projeto Integrador com coerência, coesão e criatividade, propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica da atuação profissional no segmento.
  4. Articular as competências do curso no desenvolvimento do Projeto Integrador.

Auxiliar Administrativo

Na noite de 5 de agosto, também foram entregues os certificados de aos 24 alunos que concluíram o curso de Qualificação Profissional Auxiliar Administrativo. Iniciado no dia 11 de março, o curso ofereceu 160 horas aulas, realizadas sempre   às segundas, quartas e sextas, das 19 às 22 horas, favorecendo a participação de alunos que trabalham em horário comercial.

O curso  qualificou profissionais para atuarem como auxiliares administrativos em diversos tipos de organizações, com pró-atividade, adaptando-se aos diversos modelos de gestão e executando as rotinas básicas das diversas áreas, a fim de apresentar um desempenho comprometido com a ética, a sustentabilidade e o próprio desenvolvimento, contribuindo com a obtenção de resultados que atendam às demandas corporativas.

Entre os eixos temáticos desenvolvidos durante o curso, destaque para perfil e papel do auxiliar administrativo; áreas e funções empresariais; rotinas básicas de escritório;  ética profissional e relacionamento interpessoal

As aulas foram iniciadas com o resgate parte da história da Administração, por meio da exposição dialogada das principais teorias administrativas, provenientes de Taylor, Ford e Fayol. Sequenciamos com elaboração de arquivos e documentos, visando ao desenvolvimento de organização pessoal e profissional. O curso também abordou as principais estratégias de marketing e comunicação, passando por conceitos de vendas pessoais e empresariais.

Os alunos tiveram ainda acesso às competências relacionadas a Recursos Humanos, desde a concepção de currículos e vertentes de todo o processo seletivo, quanto a retenção e desenvolvimento de colaboradores, com escalonamento de cargos e salários. Logística e seus custos, aplicados tanto na vida pessoal quanto em cases profissionais e desenvolvimento de melhor controle de finanças foram temas abordados.

A turma inovou,  realizando com a APAE de Guaíra  campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores para doação para a entidade. A mobilização envolveu a comunidade guairense e a unidade do Senac Barretos.

Baseando-se nos conhecimentos adquiridos sobre custos logísticos, alunos organizaram todos os trâmites e custos de uma comemoração junina, realizada em conjunto com as demais turmas no Centro Cultural Colorado, sede do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra, que também foi o local das aulas.

Profissional Recreador

Pela primeira vez na história da parceria Senac Barretos e IORM, Guaíra recebeu o curso Profissional Recreador. Um total de 14 alunos receberam o certificado de conclusão na noite de 5 de agosto que foi muito festiva , uma vez que o grupo apresentou uma peça teatral .

O curso preparou profissionais para elaborarem e executarem atividades recreativas, lúdicas e pedagógicas que estimulam a integração social e o desenvolvimento pessoal desinteressadamente, e que são capazes de promover  programações diversificadas de lazer e entretenimento, destinadas a diferentes tipos de público.

A  aluna Elisângela Machado da Silva , descreve o significado do curso :  “A importância do curso de RECREADOR em minha vida!! A oportunidade de fazer esse curso fez toda diferença em minha vida, não somente pela aprendizagem, mas também por nos proporcionar a interação social entre os colegas, beneficiando para que nos tornássemos cada vez melhores e companheiros. Os conhecimentos adquiridos colocaremos em prática, seja na aula de Educação Física, em uma brincadeira em família, em algum evento festivo… esse curso fez a diferença mesmo, nos tornamos seres mais alegres e felizes. Só tenho a agradecer por todos momentos mágicos que vivemos”

De acordo com os docentes responsáveis pelo curso, as atividades foram desenvolvidas de forma progressiva com simulações de casos permeando o desenvolvimento de atividades de recreação conforme os interesses do lazer, características do público-alvo, inclusão e acessibilidade, espaço de lazer e modalidades de atividades recreativas. Além do desenvolvimento de técnicas e práticas de recreação.

Tags: destaque

Deixar uma resposta