fechar
Usina da Dança

Pequeno Príncipe será o espetáculo do Natal Criativo na Usina da Dança

Já está definido. O Pequeno Príncipe será o próximo espetáculo que a Usina da Dança apresentará em sua tournée regional, durante mais um Natal Criativo, ao final deste ano.

Antes de ser encenado, é fundamental que personagens e obra existam dentro de cada aluno da Usina da Dança para que vivam o espetáculo e extraiam a essência desse livro.

A montagem é, na verdade, uma forma de reconhecimento à importância do Pequeno Príncipe e sua contribuição filosófica à várias gerações de crianças em todo o mundo.

O Pequeno Príncipe, escrito pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry foi publicado pela primeira vez em 1943, quando o mundo vivia o drama da II Guerra Mundial. Exupéry viajou por muitos locais, conheceu diversas culturas.

O livro é um registro dessas viagens e experiências e fazer com que as pessoas refletissem sobre o relacionamento com outras pessoas, especialmente as diferentes da realidade imediata de cada um.

“O principezinho construía sua existência por estar aberto e se deixar afetar pelo contato com os personagens”, ressalta a crítica sobre o livro.

Para provocar o processo de descoberta do tema, a Usina da Dança realizou encontros nos polos Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã, colocando os alunos em contato com a obra durante encontros que foram realizados entre final de abril e início do mês de maio.

Professores espalharam pistas que remetiam a trechos do livro, propondo associações entre areia e o deserto, aviões e aviador, ovelha e caixa como desenhos, a rosa – flor do Pequeno Príncipe, planetas que estiveram no trajeto do personagem e tecido de pele marrom, provocando identificação com a raposa, personagem do livro.

“Além da descoberta do tema tínhamos o objetivo de que as pistas remetessem a sentimentos, lembranças, sentidos, sons…” provoca a coordenadora Artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

“O Pequeno Príncipe é uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam a solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias e esquecemos a criança que fomos. Pelas mãos desse menino o leitor recupera a meninice, abrindo uma brecha no tempo. Voltamos a sentir o perfume de uma estrela e a ouvir a voz de uma flor… Com ele reconquistamos a tranquilidade e a liberdade, deixando alojar se pela beleza, apossar-se a pouco da sabedoria e do discernimento do que seja essencial. O Pequeno Príncipe é enigmático, profundo, escrito de uma forma metafórica.
Fonte: https://psicologado.com/resenhas/analise-critica- do-livro- o-pequeno-principe
© Psicologado.com

Em todos os polos, os alunos foram direcionados a explorar os lugares e descobrir pistas…

A cada descoberta foi permitido um tempo para as crianças assimilarem, interagirem e perceberem aquilo que viam. Em seguida, professores conduziam questões que instigavam os pensamentos delas, para que conseguissem verbalizar tudo o que sentiam naquele momento.

As sessões foram encerradas com a contação da história pelo professor de teatro, Pipo Menegucci. Foram momentos de muita arte, descontração, encantamento, de construção e reconstrução. Muitas crianças nunca haviam escutado sobre o Pequeno Príncipe, e outras já haviam escutado mais não conheciam, de fato, a história.

Guaíra

Usina da Dança, turmas 1, 2 e 3 dos períodos da manhã e tarde

“Nessa história o avião cai no deserto!”, descobriu uma aluna da Usina da Dança de Guaíra. Outras verbalizaram que depois da pista dos planetas já tinham adivinhado o tema: “a rosa, o avião e os planetas só existem juntos no livro do Pequeno Príncipe”, disseram.

Ipuã

Usina da Dança, turmas 1, 2 e 3 do período da manhã

Os alunos criaram muitas hipóteses para o significado de cada uma das seis pistas que foram convidados a seguir. Não descobriram o tema, mas levantaram a possibilidade de várias histórias.

Miguelópolis

Usina da Dança, turmas 1, 2 e 3 do período da manhã

O espaço do Centro Cultural foi preparado com todas as pistas para a descoberta do Tema do Espetáculo. Quando as crianças chegaram estavam todas ansiosas, pois perceberam que havia pessoas diferentes e o ambiente também estava diferente. Foi uma grande surpresa e descoberta.

 

 

Deixar uma resposta