fechar
Projeto Guri

Polo do Projeto Guri entrega do mapeamento cultural do município de Guaíra

Como parte das metas do Planejamento Estratégico, foram realizadas ações de mapeamento cultural dos territórios de atuação do Projeto Guri.

Cada regional administrativa do Guri selecionou três municípios para o mapeamento dos seus recursos – equipamentos culturais, bens do patrimônio material, expressões do patrimônio imaterial, artistas locais, entre outros.

O Polo Guaíra IORM do Projeto Guri foi um dos selecionadas e a cidade recebeu como um verdadeiro presente, o Mapeamento Cultural Polo. A entrega aconteceu no dia 28 de outubro na sala de Cinema Cinergia, anexa ao Centro Cultural Colorado, sede do IORM em Guaíra.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo de entrevista realizado pelos alunos, à uma apresentação musical do Curso de Violão, Iniciação musical, Canto Coral e Percussão para os convidados, entre eles alunos e familiares, além de pessoas que são referência na comunidade e autoridades.

Em retribuição o integrantes do Coral Raízes fizeram uma linda homenagem ao público.  O mapeamento foi construído com total autonomia. O ponto de partida foi a proposta de envolver as pessoas e ampliar a percepção de cada aluno e de sua família para a riqueza cultural da cidade.

O Mapeamento Cultural propôs uma busca ativa de diferentes linguagens artísticas, como Arte Visual, Música, Dança, Gastronomia, Crenças, Literatura, Teatro entre outros. Também foram selecionadas pessoas que representam essas linguagens.

“Os alunos e familiares citaram nomes de pessoas que fazem sentido para as suas histórias. Os nomes apresentados passaram por votação. Cada grupos ficou responsável por um personagem. Foi feito um grande levantamento de ideias, mas devido a quantidade de grupo e tempo Chegamos neste semestre a cinco nomes.  Nós, da equipe do Polo atuamos dando apoio às atividades e mediandoas ações. Observamos um dos objetivos desse trabalho que era justamente o respeito à autonomia dos alunos.”, afirma Helen Rodrigues, coordenadora do Polo IORM Guaíra do Projeto Guri.

As cinco personalidades artísticas da cidade de Guaíra apontadas pelo Mapeamento Cultural

  1. Adriana Kitada- Gastronomia
  2. Célia Marilsa de Assis – Artes plásticas
  3. Daniel Penasforte– Teatro
  4. Coral Raizes– Canto Coral da Terceira idade
  5. Lucio Donizete Francisco –Luthier

“A ideia é que os alunos refletissem sobre a cultura da cidade em que vivem…

“No primeiro semestre foram escolhidos polos pilotos para a realização do mapeamento cultural. Já no segundo semestre novos polos foram selecionados, após o aprofundamento sobre objetivo, metodologia e resultados a serem alcançados. Cada polo teve autonomia para produzir o resultado final, que pode ser vídeo, livro, guia, mapa, folder etc… No Caso de Guaíra, entregaremos aos parceiros um registro em vídeo.

Foram 4 meses entre reuniões com as família, alunos, divisão de grupos, entrevista, entrega de material, construção final do vídeo e agendamento de entrega.

A ideia é que os alunos refletissem sobre a cultura da cidade em que vivem, identificassem os seus pontos turísticos, personagens culturais, sua gastronomia, história, crenças e festas tradicionais.  Isso permitiria que, quando pensassem em falar de Guaíra pra um amigo que nunca esteve na cidade, tivessem esse repertório e criassem o desejo dessa visita”

Helen Rodrigues
Coordenadora do Polo IORM Guaíra

Tags: destaque

Deixar uma resposta