fechar
Institucional

Polos do IORM aderem à Campanha Nacional Faça Bonito!

Polos do IORM aderem à Campanha Nacional Faça Bonito!

Como parte da rede em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça engajou-se nas mobilizações realizadas para celebração do 18 de Maio, que desde 2000 marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Miguelópolis, com a participação das alunas das Oficinas de Artes Integradas Usina da Dança, O IORM participou da passeata realizada na no dia 17 de Maio.

A passeata aconteceu em dois períodos: de manhã e à tarde. A mobilização foi uma ação conjunta com a administração municipal de Miguelópolis, envolvendo todos os segmentos da comunidade. Participaram da passeata representantes das Escolas municipais, estadual, os projetos sócio culturais, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Conselhos Setoriais.

“Miguelópolis pela primeira fez uma campanha em nível municipal. O IORM realizou no município o I Fórum, na sede do Fundo Social de Solidariedade, que contou com a participação de todas as secretarias, do Poder Judiciário, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também de algumas Organizações Sociais atuantes na cidade. O Fórum estruturou de modo coletivo um planejamento estratégico que foi realizado nas duas semanas, finalizando um percurso hoje com as passeatas nos dois períodos.”, detalhou Mirian Miata.

Oportunidade para educar

A Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes foi tema apresentado para os alunos das Oficinas de Artes Integradas Usina da Dança durante as atividades socioeducativas e culturais do Agenda Cultural, polos Ipuã e Miguelopolis. Em, miguelopolis a ação foi acompanhada pelo educador musical Wellington Miranda e psicóloga Mirian Miata, que sensibilizaram para a importância do engajamento de todos.

Em Ipuã, as ações foram mediadas pela Assistente Social Letícia Gerim, onde as crianças assistidas puderam conhecer um pouco mais sobre a história desta mobilização e seus direitos, aprender a como se proteger contra este tipo de violência e confeccionaram artesanalmente uma flor de papel como símbolo de fragilidade, delicadeza, proteção e cuidado com as nossa crianças e adolescentes.

O significado do 18 de Maio.

Nesta data, no ano de 1973, a menina capixaba Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de Vitória, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável.
Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores não foram punidos.

O movimento 18 de Maio surgiu em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. E após forte mobilização da sociedade, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/200 que instituiu o dia como Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Seu objetivo é mobilizar a sociedade brasileira e convocar a comunidade para que se engaje na luta pelo fim da violência sexual.

Tags: destaque

Deixar uma resposta