fechar
Educação

Polos do IORM comemoram o Dia dos Pais com homenagem aos cuidadores

IMG-20180821-WA0006

O envolvimento com a família é uma das marcas dos projetos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. Para marcar o Dia dos Pais, o IORM promoveu em seus polos Ipuã, Guaíra, Orlândia e Miguelópolis confraternizações dedicada a todos aqueles que amam e cuidam de seus filhos, sejam eles o avô, o pai, o padrasto, o tio, o irmão mais velho ou até mesmo a mãe, que muitas vezes também é pai.

“Tivemos muito olho no olho, abraços apertados. Foi o momento de expressão das Palavras nem sempre ditas. Momento emocionante, com grande participação do gênero masculino.”, afirma a assistente social Letícia Gerim, que integra a equipe psicossocial do IORM.

Em comemoração ao dia dos pais/cuidador foi realizada a dinâmica do reconhecimento, onde foi retirada uma foto dos olhos de todos os alunos e posteriormente foi confeccionada por eles uma árvore onde foi colocado a foto impressa de cada um.

No período noturno foi convidado o ente querido que a criança queria que comparecesse, ao fundo de músicas comemorativas,  eles tiveram que encontrar a foto dos olhos de seu filho, sobrinho  ou afilhado, entre tantos outros. No verso cada aluno escreveu uma mensagem em comemoração ao dia dos pais.

Essa  dinâmica também ocorreu nos polos do IORM de Orlândia e Miguelópolis e permitiu exercitar a comunicação não verbal e possibilita identificar o nível de envolvimento comunicação, relacionamento e vínculo entre pais e filhos.  Trouxe, também, uma reflexão muito positiva, sobre a importância do diálogo, do olho no olho e da qualidade do tempo disponibilizado para o filho, o “estar presente de corpo e alma”.

“O responsável que reconhece e meio a muitos outros, os olhos do filho, demonstra ter uma boa comunicação verbal e não verbal”, afirma a psicóloga Míriam Miata, que propôs a dinâmica.

Também ocorreu um coffee break, onde os familiares presentes  deram depoimento sobre o amor de pai para com o filho, independente que a figura não seja apenas de um pai biológico , mas que o amor é verdadeiro como de um .

No polo Ipuã, a confraternização aconteceu no início da noite de 17 de agosto, para permitir a participação de quem trabalha durante todo o dia. Além das homenagens, os cuidadores foram convidados a participar de dinâmicas com seus filhos.

No Polo IORM Orlândia, o evento contou com a participação de aproximadamente 30 familiares e foi realizado no início da noite do dia 16 de agosto. Já em Miguelópolis, o encontro contou com a participação de  25 pais e familiares e 25 alunos do Projeto.

Em Guaíra o encontro aconteceu no Centro Cultural Colorado na noite do dia 20 de agosto.

Tags: destaque

Deixar uma resposta