fechar
Agenda Cultural

Por meio de Oficinas de convivência IORM constrói seu Natal Luz

WhatsApp Image 2020-12-12 at 10.08.10

A equipe social do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, trabalhou a a temática Natal de Luz, durante as oficinas de convivência realizadas o nos polos do Instituto nas cidades de Orlândia, Guaíra, Miguelópolis e Ipuã.

“Todos os anos, quando chega essa época sempre trabalhamos em nossas oficinas de convivência a temática do Natal. O ano de 2020 foi atípico, mesmo assim, o Natal de Luz IORM, teve o objetivo de resgatar o verdadeiro significado do Natal, trazendo reflexões e aprofundamento sobre os valores desta época, como a amizade, o respeito, a solidariedade, a generosidade, a empatia, o amor e o carinho, dentre outros. Pontuamos nas oficinas a importância de vivenciar oportunidades de resgate cultural, histórico, interação integração e fortalecimento dos laços familiares e institucionais.”, declara a assistente social Letícia Gerim.

O projeto teve duração de seis semana, entre 13 de novembro a 18 de dezembro. Respeitando as medidas de distanciamento social, a equipe encaminhou para os alunos os desafios semanais do Natal de Luz IORM por meio de mensagens nos grupos de whatsapp. Os alunos tiveram o prazo de uma semana para enviar a devolutiva de cada atividade, por meio foto, mensagem e até vídeo.

Foram lançados seis desafios. O primeiro deles convidou os alunos a refletirem sobre o significado do Natal, por meio de um vídeo e uma música, respondendo à questão: o que seria o melhor Natal do mundo.

A etapa posterior, durante o segundo desafio, os alunos resgataram memórias de natais anteriores por meio de lembranças ou fotos. O terceiro desafio consistiu em interpretar e refletir sobre a música “Natal todo Dia”, célebre por sua poesia inspiradora: “Um clima de sonho se espalha no ar. Pessoas se olham com brilho no olhar. A gente já sente chegando o Natal. É tempo de amor, todo mundo é igual. Os velhos amigos irão se abraçar. Os desconhecidos irão se falar. E quem for criança vai olhar pro céu. Fazendo um pedido pro velho Noel. Se a gente é capaz de espalhar alegria. Se a gente é capaz de toda essa magia. Eu tenho certeza que a gente podia. Fazer com que fosse Natal todo dia…”

As atividades prosseguiram com o quarto desafio, cuja proposta foi a de reunir a família e deixar a imaginação e criatividade fluir para a construção de uma árvore de Natal com materiais disponíveis em casa. O quinto e último desafio teve o objetivo de lembrar os participantes de que, mesmo estando distantes podemos estar próximos, o que só depende de cada um de nós. E que as pessoas à nossa volta merecem um simples bom dia ou uma mensagem de carinho e de Feliz Natal, que pode até mesmo mudar vidas.

O último desafio teve formato de vídeo. Cada aluno teve sob sua responsabilidade a gravação de um breve vídeo com uma frase desejando um Feliz Natal.

“O resultado foi extremamente positivo. As crianças e os familiares interagiram e participaram de cada atividade. O fato de cada aluno se envolver, parar, refletir e criar, para nós tem um grande significado, pois crianças e adolescentes dedicaram um período do seu tempo para ver, refletir e executar a atividade.”, afirma a assistente social.

Em tempos tão difíceis e incertos o IORM ressaltou o simbolismo da proximidade entre familiares para comemoração desta data, destacando aspectos como a celebração da vida de cada pessoa, o amor e a esperança em novos tempos.

“Não é um momento apenas de troca de presentes. Acreditamos que o Natal de Luz do IORM permitiu que muitas familiares pudessem resgatar memórias, comemorando a pureza do que é simples, e até mesmo lembrando de pessoas que não estão presentes. Isso faz com que os corações se encham de esperança e alegria.”, finalizou Letícia.

Esta ação integra o Projeto Agenda Cultural 2020 realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Ministerio do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura.

 

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta