fechar
CulturaUsina da Dança

Processo de Investigação, Concepção e Tradução do Espetáculo O Pequeno Príncipe

Espetáculo Usina da Dança tem como objetivo promover a democratização e a ampliação do repertório cultural, a participação social e a formação de público, nos municípios de Orlândia, Guaíra Miguelópolis e Ipuã, através da investigação, concepção, tradução, adaptação, elaboração roteiro, produção, apresentação e circulação de espetáculos de dança inspirado nos Contos Literários.

A temática escolhida para o Espetáculo Usina da Dança 2017 nas quatro cidades de atuação do IORM ocorreu por meio do processo de investigação a cerca de um tema refletido e conduzido mediante as vivências e demandas cotidianas trazidas pelos próprios alunos/bailarinos nos meses de junho e julho. Este processo despertou nos alunos o interesse para iniciar um processo de investigação trazido para realidade de cada, o que possibilitou a apropriação e o sentimento de pertencimento como parte fundamental desta criação. A pesquisa do tema veio de encontro com o desejo de se construir uma arte baseada nos conceitos e na moral disponível nos “Contos” literários, onde são capazes de transmitir conhecimento e valores culturais. No mês de agosto concluíram-se o processo de pesquisa investigativa sobre o tema através de atividades denominadas Ateliê de Descoberta, onde se apresentou o tema escolhido para 2017 “O Pequeno Príncipe”. Dinâmicas, pistas e objetos foram espalhados pelos locais onde as crianças fazem aula, e com a mediação dos professores, os alunos foram instigados através de perguntas, e verbalização do que estava representado no objeto encontrado, que sentimentos traziam e quais as sensações, revelando assim o tema definitivo. Posteriormente houve uma contação da história de forma narrativa para as crianças, até chegarem à representação corporal de tudo que estavam vivenciando. A conclusão do processo investigativo envolveu trabalhos integrados nas áreas da dança, música, literatura, musicalização e estudo referente aos possíveis temas.

Processo de Desenvolvimento

A adaptação do tema é segunda etapa iniciada a partir do mês de agosto, por meio da passagem da linguagem escrita para a linguagem de interpretação corporal, buscando concretizar conteúdos para o desenvolvimento do Espetáculo.

Nesta fase do contexto, a cultura e a capacidade motora dos alunos são os itens que norteiam a adaptação que observou as faixas etárias e a capacidade motora individual de cada aluno durante as aulas ministradas através de oficinas. As aulas envolveram aquecimento, estudo, experimentação da temática e criação baseada no tema desenvolvido. Depois de todas as atividades há um espaço para exporem a experiência, quais as dificuldades e descobertas que fizeram e o compartilhamento das criações tanto em grupo como individual, estimulando o papel de assistir dança e de dar opiniões sobre o que viram.

E nos meses de agosto e setembro foi criado um laboratório para montagem das coreografias para espetáculo que será baseado em “O Pequeno Príncipe”.
As aulas foram desenvolvidas por meio de jogos lúdicos e exercícios, com a utilização de materiais que estimulam o conhecimento sensorial e que introduzem a técnica das modalidades de dança que permeiam o projeto como dança contemporânea, dança clássica e o jazz seguindo aspectos de Espaço, Tempo, Força, Corpo e Movimento.

A montagem coreográfica abrange os sentidos dos movimentos com o tema específico de cada turma além do aprendizado da escuta e contagem da música escolhida para interpretação do personagem. Há um trabalho de memória cognitiva e o fazer técnico como aprimoramento dos movimentos.

Deixar uma resposta