fechar
Aprovação

Projeto Agenda Cultural promove ações na Biblioteca Energia do Conhecimento

 

Os alunos dos dois períodos das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da intensa programação oferecida pelo projeto Agenda Cultural ao longo de todo o mês de agosto na Biblioteca Energia do Conhecimento, localizada na sede do Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em Guaíra, o Centro Cultural Colorado. 

Atividades como mediação de leitura, roda de conversa, contação de histórias, leitura e diálogos foram desenvolvidas durante os encontros presenciais, que mantiveram todos os protocolos de segurança de prevenção à disseminação da Covid-19. 

Como parte das ações de incentivo à leitura, também foram realizados empréstimos de livros aos alunos e comunidade de Guaíra. A Biblioteca Energia do Conhecimento está entre as propostas do Projeto  Agenda Cultural realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e IORM.

 

Confira a programação de agosto que envolveu todas as turmas das Oficinas de Artes Usina da Dança

04 de agosto
Foi o Dia da Leitura para diversas turmas das Oficinas de Artes Usina da Dança. A Turma 1 A, do período vespertino, realizou a leitura sem texto da obra de Susy Lee Onda. Trata-se de um estilo literário que estimula a leitura através das imagens. As alunas interpretaram a capa do livro, deram vida aos personagens e criam a história. 

Também no dia 4, alunas das Turmas 1B e 1A participaram da leitura sem texto da obra O Peralta, do autor Jefferson Galdino. A atividade deu importância à  escuta das falas, levando em consideração a interpretação das crianças e valorizando-as. Ainda como parte da aula, várias alunas participaram da releitura da obra de Alyce Pontim Domingos.  Entre alunas destaques da interpretação de   literatura sem texto, o grupo formado por Melyssa Vitória Ferreira, Alyce Gabriely dos Santos e Yasmin Vitória Samuel C. Santos recontaram O Galinho Chicken Little, grande herói da Disney.  

 

04 e 11 de agosto
Nestes dias foi realizada a mediação de leitura da obra infanto-juvenil Minha mãe é uma bruxa, de Liz Martinez e Mark Beeck, reunindo alunos das turmas 1 e 2 das Oficinas de Artes Usina da Dança

 

10 de agosto
Os alunos da Turma 3 das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram das atividades envolvendo Noções de Contação de histórias. Os alunos concluíram exercícios com palavras de entonação como Piu, Chamando do uma pessoa; pedindo silêncio e chamando um gatinho. Também foram compartilhados os diversos usos do Não para proibir uma pessoa de fazer algo; exclamar e manifestar surpresa, perguntar e alertar sobre perigo. Também criaram frases enfatizando diferentes palavras mudando seus significados. 

 

11 de agosto
Foi dia de comemorar a vida. As alunas das Oficinas de Artes Usina da Dança turma 1A e 1B , preparam uma homenagem surpresa para celebrar o aniversário do professor de balé Caio César Sousa do Balé. A celebração foi seguida por um momento recreativo no parque do Grêmio Colorado.  

 

13 de agosto
A contadora de histórias da Biblioteca Energia do Conhecimento, Teacher Beth gravou vídeo em homenagem às famílias e, em especial aos cuidadores em comemoração ao dia dos Pais. O texto selecionado foi Pai Presente, de Bráulio Bessa.  Os alunos das turmas 1 e 2 do período matutino das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da ação.

 

17 de agosto
As alunas da Turma 3 das Oficinas de Artes Usina da Dança fizeram a leitura de um capítulo do livro, O Solário Assombrado uma literatura – Juvenil, obra de Ganymedes José, uma sátira dos contos policiais.

 

18 de agosto
As turmas 1 e 2 do período matutino das Oficinas de Artes Usina da Dança assistiram à gravação da história A Colcha de Retalhos, escrita por Conceil Corrêa da Silva e Ney Ribeiro. A contação foi protagonizada pela contadora oficial de histórias do IORM, Teacher Beth e as imagens editadas por Laura Alves. As alunas fizeram comentários e deram suas opiniões, ações que foram estimuladas pela educadora, já que a escuta faz com que as crianças ampliem o repertório de saberes. A narrativa aborda a convivência do personagem, o menino Felipe e sua avó. A obra fala da saudade, como um sentimento humano profundo.  

Já as alunas da turma 1 A do período da tarde das Oficinas de Artes Usina da Dança fizeram atividades sobre folclore. As alunas leram lendas escritas por Julinho Sertão, Ideias de Lobato e completaram as atividades de pintura e ilustrações dos personagens. 

 

20 de agosto
Alunas das turmas 1B e 2 A das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da aula virtual que trouxe a mediação de leitura do livro Como ser Feliz sendo um Voluntário, editado pela Fundação Educar, como forma de promover e incentivar o contato com os livros.

 

24 de agosto
A sinopse, descrição resumida do conteúdo do livro, foi o conteúdo central da aula da Turma 3 das Oficinas de Artes Usina da Dança. As alunas interpretaram sinopses de obras como   A Chave do Tamanho, Bruxa, Bruxa Venha à Minha Festa, O Saci, Eu Amo Minha Escola, O Pinto Pelado no Reino do Trava – Línguas e Quem soltou o Pum?.  Foi um momento de trocas de informações e conhecimento, ampliando os horizontes e contribuindo para o desenvolvimento pessoal de cada aluno.

 

25 de agosto
As alunas das Turmas 1 e 2 do período matutino das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da atividade de Leitura Colaborativa. Leram juntas e apresentaram suas ideias e expressões acerca do que foi lido. 

Também foi dia de roda de leitura para as alunas das Turmas 1B e 1A  do Período Vespertino que escolheram para a obra da literatura infanto juvenil Bruxa, Bruxa Venha à Minha Festa, escrito por Ardem Druce editada pela Fundação Itaú, coleção Leia para uma Criança. A leitura foi compartilhada e as alunas recontaram oralmente a história, permitindo às alunas expressarem-se de forma criativa e motiva, aumentando a motivação a leitura.  A mesma atividade foi realizada pelas alunas da Turma 2 A.

 

30 de agosto
Este mês foi comemorado o folclore e, a biblioteca comunitária energia do conhecimento, comemorou com a gravação do vídeo com a obra brasileira A Moura Torta, com Teacher Beth, editado por Laura Alves. A obra foi retirada do livro de Ana Maria Machado e Odilon Moraes.

 

31 de agosto
As alunas da Turma 3 das Oficinas de Artes Usina da Dança assistiram ao vídeo da contação de histórias de Teacher Beth. Ela interpretou a obra Para Ouvir de Olhos Fechados, de Alberto Maquil. Teacher Beth mediou a análise da estrutura da história.

 

E também tivemos vídeo aulas 

SEMANA 24     

20 de agosto
A Aula Virtual promoveu a mediação de leitura do livro Como ser Feliz sendo um Voluntário, editado pela Fundação Educar. O professor é também mediador de leitura, ao oferecer a criança, a oportunidade de explorar a realidade circundante, seja dos colegas, da escola, do bairro, do país ou do mundo em que vive. Essa leitura é uma das formas de promover e incentivar seu contato com os livros e posteriormente pode tanto fazê-lo compreender sua realidade e como colocá-lo em contato com o outro.

 

SEMANA 25

27 de agosto
A análise sobre a história, Igual ou Diferente, de Ellen Pestille foi o tema desta aula virtual.

 

Assista os vídeos de contações de história compartilhados nas redes sociais e com os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança

“A Colcha de Retalhos”, escrita por Conceil Corrêa da Silva e, Ney Ribeiro

 

“A Moura Torta”, de Ana Maria Machado e Odilon Moraes.

 

“Para ouvir de olhos fechados”, escrita por de Alberto Miguel

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta