fechar
Agenda Cultural

Projeto Agenda Cultural promove ações presenciais e remotas na Biblioteca Energia do Conhecimento em setembro

Atividades presenciais como mediação de leitura, roda de conversa, contação de histórias, leitura, diálogos, montagem de livros e orientações importantes sobre autocuidado bocal e visita de alunos do Projeto Fênix fizeram parte das ações realizadas pelo Projeto Agenda Cultural desenvolvidas pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento durante todo o mês de setembro.

Os alunos dos dois períodos das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da intensa programação oferecida pelo projeto na Biblioteca localizada no Centro Cultural Colorado, sede do Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em Guaíra.

As atividades da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento ofertadas aos alunos das Oficinas de Artes foram complementadas com a disponibilização de vídeos de contação de histórias disponíveis no site do Instituto ORM.

Como parte das ações de incentivo à leitura, também foram realizados empréstimos de livros aos alunos e comunidade de Guaíra. A Biblioteca Energia do Conhecimento está entre as propostas do Projeto Agenda Cultural realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e IORM.

No mês e outubro a Biblioteca completa 10 anos de atividades. Para marcar a data o IORM prepara uma campanha em que leitores dão seu depoimento em vídeo sobre a importância da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em suas vidas.

Confira a programação de setembro para as turmas das Oficinas de Artes Usina da Dança

 1º de Setembro

O mês foi aberto com as atividades de leitura envolvendo a turma 1A das Oficinas de Artes Usina da Dança do período vespertino. O momento de leitura foi precedido pela reflexão sobre o impacto do primeiro dia de escola na vida de cada criança. Cada aluno teve a oportunidade de contar suas histórias e relatar o que imaginavam com relação ao tema do livro selecionado para a ocasião: Eu Amo Minha Escolade Julinho Sertão. A obra da literatura infantil conta sobre a criança em seus primeiros anos na escola e sobre o mundo mágico do conhecimento aos olhos de uma criança.

Também no dia primeiro de setembro, as turmas 1A, 1B e 2A  do período vespertino das Oficinas de Artes Usina da Dança,   escolheram o livro  Ossos do Ofício de Gilles Eduar, editado pela Companhia das Letrinhas, que aborda diferentes  tipos de profissão. As alunas propuseram a atividade de leitura colaborativa, pela qual os alunos fazem a leitura conjunta da obra e são mediados pelo educador. O objetivo da mediação de leitura não é o e gerar um produto específico, mas responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.

08 de Setembro

A Roda Colaborativa reuniu as alunas das turmas a 1A e 2A do período matutino das Oficinas de Artes Usina da Dança, provocando processos de reflexão e  interação entre as alunas. A roda contou com a mediação de leitura infanto-juvenil da obra O Solário Assombrado de Ganymedes José. O livro atrai adolescentes devido ao título que remete a uma história de terror. Há uma clara opção dos alunos pelo capítulo A Morte Ataca de Surpresa!

No período vespertino, as turmas 1A, 1B e 2 A das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram a contação da história A Moura Torta, do livro de Ana Maria Machado e Odilon Moraes a cargo da contadora Tia Teca.

14 de Setembro

Fortalecendo o processo de convivência comunitária, a turma 3A do período vespertino das Oficinas de Artes Usina da Dança recebeu duas importantes visitas.  Os professores do Projeto Fênix Guaíra, Fernando Tosta e, acompanhados pelo estagiário Rafael José, graduados em capoeira, visitaram a Biblioteca e deram informações sobre a capoeira. O grupo fez apresentações dos movimentos ágeis e complexos, demonstrando técnica no uso dos pés, das mãos e dos elementos ginástico-acrobáticos envolvidos. A atividade foi desenvolvida em conjunto com a Assistente Social Ana Claudia Rodrigues Lima e fez parte do eixo temático A Herança da População Negra na Formação do Brasil, que une literatura e a vivência cotidiana a cultura, artes, jogos dos afrodescendentes.

15 de Setembro

As turmas 1 A, 1 B, 2 A, 3A das Oficinas de Artes Usina da Dança preparam uma festa surpresa para a professora de balé Luane Ribeiro da S. Martins como forma de celebrar seu aniversário. A comemoração contou com um momento recreativo envolvendo todas as turmas.

21 de Setembro

Proatividade é um comportamento estimulado pelas Oficinas de Artes Usina da Dança entre seus alunos. Por indicação da aluna Larissa Vieira Pereira leitora da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento e aluna da turma 3A, a atividade do dia foi a leitura de O Livro da Dança, da coleção profissões de Inês Bogéa, que aborda os vários tipos de dança e informações sobre os estilos diferentes estilos e, movimentos do corpo que antecedem os grandes espetáculos. A Turma dedicou-se à leitura do capítulo Barras Paralelas e as Histórias de Bailarinas. A tarefa seguinte reuniu as alunas no descontraído jogo Quem é o Bicho? que tem como objetivo descobrir qual é o bichinho do jogador adversário, usando a memória e desafiando a inteligência dos jogadores.

22 de Setembro

As turmas 1A e 2A do período matutino das Oficinas de Artes Usina da Dança, realizaram a atividade de montagem de livro de quebra-cabeça. A aluna Melissa Miguel Costa, escolheu o livro Quebra Cabeça a Ciranda Cultural e um dos clássicos da literatura infantil Chapeuzinho Vermelho. Amanda Nascimento Lopes montou A Bela Adormecida. Melissa Dantas L. Mendonça, Isabela Siria e Melina Souza Landim dedicaram-se à montagem do livro quebra cabeça Branca de Neve. Às crianças divertiram-se com a narrativa e ao mesmo tempo desenvolvem habilidades cognitivas e coordenação motora além de exercitar a memória visual.

Como tarefa seguinte, a aluna leitora Melina Souza Landim indicou com muito entusiasmo aos colegas o livro de Pedro Bandeira A Marca de Uma Lágrima, lido para prova. Fazendo pontuações, as alunas ficaram interessadas na leitura compartilhada onde escolheram um o capítulo: Isso Ninguém Vai Me Tirar! O Verdadeiro amor platônico a flor da pele de dois jovens, da protagonista Isabel e Fernando, e conversaram sobre o capítulo escolhido.

Já no período vespertino A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Recebeu a cirurgiã-dentista Renata Cecílio Justino, Pós-graduada em Cirurgia, Reabilitação Oral, Ortodontia e mãe de aluna do Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça. Dra. Renata proferiu palestra sobre a sua profissão e ressaltou a importância do estudo para o desenvolvimento profissional futuro das crianças.  A cirurgiã-dentista orientou as alunas sobre temas como clareamento dental, estética facial, instruções de higiene, odontologia preventiva, aplicação de selantes, periodontia, limpeza e aplicação tópica de flúor e odontologia hospitalar. Este momento foi especial para as turmas do projeto Oficinas e Artes Usina da Dança turmas 1A, 1B, 2A. O objetivo foi em complementar a mediação de leitura do livro Ossos do Ofício, estendendo pontes entre os livros e os leitores, ou seja, que criam as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se encontrem. Após a palestra realizamos uma Roda de Conversa: Iniciamos falando sobre as ausências, em seguida foi realizado uma mediação de leitura da literatura – infanto-juvenil escrita por Liz Martinez Mark. Minha mãe é Uma Bruxa. Está é uma história para pessoas que acreditam que as bruxas hoje estão completamente extintas.

29 de Setembro

As turmas 1A, 1B, 2A das Oficinas de Artes Usina da Dança dedicaram-se à leitura da história A Primavera da Lagarta, escrita pela autora Ruth Rocha que traz como mensagem central a aceitação dos defeitos e qualidades. Depois da leitura, as alunas deram sequência à atividade com a realização da dinâmica Trabalhando as Cores como forma de expressão de sentimentos e emoções do dia a dia.  Usando  desenhos e parte do corpo, elas foram convidadas a dar vida à borboleta da história com base no que estavam sentindo naquele momento e em relação às suas vivências em casa e no ambiente escolar.

Conteúdos virtuais complementam as ações de incentivo à leitura da Biblioteca Energia do Conhecimento

Durante o mês de setembro o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, por meio do Projeto Agenda Cultural e Oficina de Artes Usina da Dança compartilhou aulas virtuais, produzidos pela educadora Teacher Beth com o apoio da assistente Laura durante as aulas remotas.

Os conteúdos foram disponibilizados aos alunos das Oficina de Artes Usina da Dança por meio de área específica no site do IORM que conta com senha de acesso personalizado que permite que o IORM exerça o controle de frequência e participação.

No dia 3,  foi disponibilizado o vídeo de contação de história A Ilha dos Sentimentos, de Reinilson Câmara que aborda a vivência dos seres humanos de sentimentos como alegria, a tristeza, o amor, a vaidade, a sabedoria entre outros.

O poema O Tempo, de Mario Quintana foi um dos conteúdos virtuais selecionados para o dia 10. A obra de Patrícia Secco, A Semente da Verdade foi   compartilhada no dia 17 por meio de Contação da história virtual que descreve o comportamento, tendo como base principal os valores primordiais que a criança deve saber e, conhecer, a honestidade, perseverança, determinação e a ética.

No dia 24 de setembro foi apresentado um vídeo para os alunos contendo a explicação sobre o acróstico, a partir da formação de uma poesia com a palavra escola. O vídeo foi concluído com a declamação do poema Escola tem Rima? escrito por Francisca Romana Giacometi Paris.

Tags: destaque

Deixar uma resposta