fechar
Assistência social

Projeto Ateliê do Bem oferece oficinas gratuitas de artesanato

Projeto Ateliê do Bem – Oficinas de Artesanato Gratuitas

As oficinas acontecem uma vez por semana em Orlândia, Ipuã e Guaíra e dão a oportunidade de transmitir para as gerações futuras a tradição em pontos de bordado e crochê.

O projeto prevê o aperfeiçoamento dos artesanatos de excelência, desenvolvidos pelo grupo de voluntariado do Ateliê do Bem, através do ENSINAMENTO e aperfeiçoamento de técnicas manuais, contribuindo com o enriquecimento do universo sociocultural. Hoje, 120 participantes já fazem parte. As atividades são desenvolvidas nas cidades de Guaíra, Ipuã e Orlândia, voltadas ao aproveitamento das vocações regionais, a preservação da cultura local, a formação de uma mentalidade empreendedora, a capacitação e a promoção de um bem-estar emocional. Esta iniciativa abrange a capacitação técnica do grupo de voluntariado. Em Novembro será realizado a segunda Mostra Cultural de Artesanatos, de forma a contribuir com a democratização da cultura regional.

“Durante as atividades, também treinamos nossas voluntárias, tornando-as ainda mais hábeis no ponto cruz, ponto ilhós e vários tipos de bainha na talagarça ou étamine”, afirma a coordenadora do Ateliê do Bem e do grupo de voluntárias do IORM, Vanessa Salomão Scanavez, que pessoalmente participa das atividades.

E o conteúdo das aulas não para por aí. O crochê, trabalho manual desenvolvido com agulha específica cria tramas a partir das linhas de algodão com grande metragem, produzindo toalhas, tapetes e detalhes. À toda a tradição do crochê e bordado, somam-se as aulas de trama com pedrarias, que tem como base uma tela de baixa gramatura e sintética para receber peças de resina ou acrílicas.

“Além do aprender e ensinar, prezamos pela boa convivência, a troca de boas energias e da conversa que coloca o assunto em dia. Todas as participantes já sabem que, por volta das 15h30m, é hora de dar uma pausa na aula para um delicioso cafezinho”, afirma Vanessa.

Em Orlândia, as aulas acontecem no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Castelinho; em Guaíra, as atividades são desenvolvidas no Centro Cultural Colorado e em Ipuã, as voluntárias reúnem-se na Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça.

O Projeto é realizado pela Pazeto e Bonato Ltda ME através do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura.

Confira os dias e horários das aulas em cada cidade:

  • Orlândia, todas as segundas feiras das 14 às 16h
  • Ipuã, todas as terças-feiras das 14 às 17h
  • Guaíra, todas as quartas-feiras das 14 às 17h
As oficinas são gratuitas e o projeto fornece todo o material utilizado por voluntárias e alunas. Para mais informações, basta ligar para (16) 3726-5236.

Deixar uma resposta