fechar
CulturaEducação

Quebrando Barreiras e Construindo Violas: Guris do Polo Guaíra e a arte dos luthiers

O dia 8 de março foi de muito aprendizado para os alunos do Polo IORM Guaíra do Projeto Guri. Eles participaram do encontro com o Luthier Lucio Francisco, que também é violeiro e que esteve acompanhado por outro companheiro de viola, Arthur Talarico, para uma verdadeira aula de brasilidade.

O encontro aconteceu na Sala de Cinema Cinergia, em Guaíra.
Juntos, apresentaram aos alunos a arte de construir e restaurar instrumentos de cordas, no caso especificamente a Viola.

Os alunos do Polo IORM Guaíra, tiveram a oportunidade de ver de perto a construção de uma viola, apreenderam sobre os tipos de madeira utilizada, em quais países o instrumento é encontrado.

Exploraram as diferentes sonoridades de cada instrumento, a importância de cada etapa e detalhe na construção da viola, além dos equipamentos e ferramentas são utilizados.

Também trouxeram para os guris a história da Música Sertaneja de Raiz e da Viola Caipira no Brasil e da Região, e suas raízes passadas de geração a geração.

Conhecimento andando de mãos dadas com a emoção: os alunos puderam conhecer e manusear os discos de vinil da época. A tarde foi encerrada com a apresentação dos Violeiros Lucio Francisco e Arthur Talarico.

“Quando pensamos em trabalhar a aplicação cultural, fomos planejando cada etapa para realmente fazer sentido aos alunos, ficamos eufóricos para que chegasse logo este dia. Trabalhar o tema música sertaneja raiz podendo mostrar o passo a passo da construç ão de uma Viola, apresentar os discos de vinil a eles, e ter a participação de pessoas de idades totalmente diferentes com o mesmo gosto musical podendo trabalhar toda barreira de “preconceito” musical. Foi demais.”, relatou a coordenadora do Polo IORM Guaíra, Helen Rodrigues.

O Projeto Guri é uma ação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é administrado pela Associação dos Amigos do Projeto Guri.

Em Guaíra, o Projeto Guri tem apoio local do IORM, do Grupo Colorado e da Prefeitura Municipal de Guaíra, atendendo a cerca de 120 alunos nas modalidades de canto coral, violão e percussão.

Deixar uma resposta